DONA MARIA DO BOLO: HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E SUCESSO EM SÃO BERNARDO

Conhecida como Dona Maria do Bolo na região, Maria José da Silva Vilani, de 69 anos, é um exemplo de empreendedorismo e superação. Nascida na Paraíba, Dona Maria veio para São Bernardo aos 16 anos em busca de uma vida melhor. Atualmente, com duas lojas de confeitaria que empregam 80 funcionários e com bolos de criação própria, a confeiteira e empresária celebra o sucesso após décadas na cidade.
Em entrevista à TVSBC, Dona Maria, conhecida pelos seus trejeitos simples e de origem humilde, falou sobre sua trajetória. Quando chegou à cidade, morou em uma comunidade em São Bernardo e chegou a passar fome. Para se manter, começou a empreender vendendo pães na feira e também atuou em outras profissões, como faxineira. “Eu fiz de tudo, trabalhei em casa de família, vendi roupa, bijuteria, me virava como dava”, conta.
O amor pela cozinha começou na feira, vendendo pão com carne desfiada e bolos gelados. O nome pelo qual é conhecida hoje na região veio através dos clientes. “Vamos na Maria? Que Maria? A Maria do Bolo! O povo que me deu esse nome. Eu saía para vender na rua, na Marechal, Diadema, nas feiras livres”, relembra sobre o começo.
Autodidata, a confeiteira ressalta que tudo que sabe até hoje foi Deus que lhe ensinou, além do orgulho de conseguir formar os três filhos. “Estudei até a sétima série, mas consegui o estudo para os meus filhos”, afirma.
Sucesso
Com duas lojas de confeitaria nos bairros Jardim Independência e Jardim do Mar, hoje a empresa é administrada pela família. Mesmo com a idade, Dona Maria continua na ativa e segue criando as massas e recheios dos bolos. “Dá um estalo na minha cabeça e eu vou e faço, adoro criar e inventar”, diz, com certeza nas palavras.
Dona Maria ressalta que hoje a principal dificuldade no empreendimento é a procura por mão de obra
Mas, mesmo assim, continua seguindo para expandir o comércio. São utilizados mais de 1 tonelada de farinha por mês, mais de 500 kg de bolo e 30 mil salgados por semana. “Eu escutei muito não e muito sim também. Não desistam dos seus sonhos, vocês são capazes, corram atrás e tenham fé em Deus”.

