DOSE DE REFORÇO DE VACINA CONTRA MENINGITE TERÁ PROTEÇÃO MAIOR

Bebês de 12 meses passam a ser imunizados contra quatro sorotipos a partir de julho.

A partir de 1º de julho, bebês de 12 meses receberão a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço no lugar da vacina meningocócica C. Com isso, além da proteção contra o meningococo C, as crianças também estarão protegidas contra os sorotipos A, W e Y, prevenindo formas graves de meningite bacteriana e meningococcemia (infecção generalizada no sangue).

Somente em 2025, o Brasil já registrou 361 casos de meningite causada por meningococos, com 61 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o sorogrupo W tem apresentado aumento significativo, especialmente nos estados do Sul do país.

O imunizante ACWY já está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes de 11 a 14 anos. Com a mudança, ele passa a ser administrado também como reforço em crianças de 12 meses. As doses anteriores, aplicadas aos 3 e 6 meses, continuam sendo da vacina meningocócica C.

Crianças que já completaram o esquema com a meningo C não precisarão de nova vacinação. Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses podem ser vacinadas com a ACWY antes de completarem 5 anos.

A medida faz parte da ampliação do enfrentamento das meningites bacterianas, em linha com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Além da vacina contra meningococos, o SUS também oferece imunização contra pneumococo e Haemophilus influenzae, outros agentes que podem causar meningite.

📸 Tomaz Silva/Agência Brasil
📰 Fonte: Agência Brasil, por Tâmara Freire

#meningite #vacinaçãoinfantil #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.