Encontros serão realizados no Rudge Ramos, Montanhão, Vila União, Parque Selecta, Nova Petrópolis e Jardim das Orquídeas; último será em 7 de novembro

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, promove, entre os dias 8 de outubro e 7 de novembro, a terceira etapa do Programa Educação Ambiental nos Bairros – ‘Nosso Bairro, Nosso Ambiente’, desta vez nas regiões do Rudge Ramos, Montanhão, Vila União, Parque Selecta, Nova Petrópolis e Jardim das Orquídeas. Os encontros irão abordar temas relacionados ao enfrentamento às mudanças climáticas, mas também terão como foco fortalecer a relação das comunidades com seus territórios.

Serão cinco oficinas por bairro, que ocorrerão uma vez por semana. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/zdjkEVmzCtX4heF19, mas os interessados podem participar, indo diretamente aos locais dos encontros (relação abaixo). A primeira etapa se deu entre junho e julho de 2025 nos bairros Ferrazópolis, Taboão e na região do Pós-Balsa, no Santa Cruz, Capivari, Taquacetuba e Tatetos. A segunda foi no Batistini, Botujuru, Independência, Jordanópolis, Paulicéia e Riacho Grande, entre os meses de julho e setembro. O Programa Educação Ambiental nos Bairros será encerrado com um seminário, em dezembro.

PESQUISA – Em todos os bairros, após o encerramento da quinta oficina, é aplicado um questionário de avaliação sobre o Programa de Educação Ambiental nos Bairros, para compreender a percepção dos participantes. Com isso, pretende-se avaliar não apenas a qualidade das atividades realizadas, mas também os conteúdos abordados e o impacto/reflexo no cotidiano das pessoas.

Da primeira para a segunda etapa observa-se algumas mudanças, conforme o levantamento feito pela Secretaria. Quando perguntados sobre a percepção geral das oficinas, 71% dos participantes dos encontros iniciais consideraram ótimas e 29%, boas; já entre aqueles que estiveram no segundo lote, esse índice passou para 81% e 19%, respectivamente.

Perguntados se as oficinas colaboraram para ampliar seu entendimento sobre mudanças climáticas, a percepção se manteve estável, sendo 95% sim e 5%, parcialmente. Por fim, ao serem questionados se as atividades contribuirão para mudanças de hábitos em sua rotina, 89% do Lote 1 disseram que sim e 11%, parcialmente, enquanto no Lote 2 aumentou para 92% sim e 7% parcialmente.

“Com esses resultados, entendemos que o programa tem cumprido seu objetivo, de aproximar os territórios da discussão sobre mudanças climáticas, partindo da realidade de cada bairro. Com o Lote 3, que se inicia agora, no dia 8 de outubro, esperamos consolidar esses números. A expectativa é manter o engajamento dos participantes e avançar no debate sobre o enfrentamento às mudanças climáticas em cada bairro de São Bernardo”, avaliou o diretor de Gestão Ambiental de São Bernardo, Matheus Graciosi.

Além de moradores, participaram das oficinas agentes comunitárias de Saúde, profissionais da rede municipal de Educação e assessores de região. Também houve contribuição da Defesa Civil na oficina sobre gestão comunitária de risco. Até o momento, foram realizadas 45 oficinas, em 12 bairros, com 164 participantes ao todo.

“Em relação à primeira etapa para a segunda, o cumprimento dos objetivos foi mais perceptível, observando maior entrosamento entre os participantes e fortalecimento comunitário, incluindo o desenho de possíveis articulações entre os atores para além das oficinas”, frisou Ruth Cristina Ramos, secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

OFICINAS – Cada encontro tem um grande tema na pauta: Diagnóstico Comunitário Participativo, Mudanças Climáticas e Impactos Locais, Gestão Participativa de Risco e Mobilização Comunitária e Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos em São Bernardo. Por fim, a quinta apresenta um Panorama de Políticas Públicas Locais e Participação Social e prepara os participantes para o Seminário de Encerramento do projeto, que acontecerá em dezembro de 2025.

De maneira geral, o objetivo é que a Secretaria de Meio Ambiente consiga, por meio do programa, chegar nos territórios para manter diálogo com os moradores e com profissionais que atuam nesses bairros, sempre com base na temática de enfrentamento às mudanças climáticas. E também colocar esse tema no cotidiano das pessoas, de modo que possam entender o que é, qual o impacto, o que pode ser feito, como isso se insere nos programas e políticas vigentes e fortalecer a relação das comunidades com seus territórios.

Mais informações sobre o Programa Educação Ambiental nos Bairros – Nosso Bairro, Nosso Ambiente pelo link https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma.

Cronograma das oficinas:

RUDGE RAMOS

Dias: 8, 15, 22, 29/10 e 5/11

Horário: 9h às 12h

Local: Teatro Lauro Gomes, Rua Helena Jacquey, 171

MONTANHÃO

Dias: 8, 15, 22, 29/10 e 5/11

Horário: 14h às 17h

Local: UBS Montanhão, Estrada do Montanhão, 413

VILA UNIÃO

Dias: 9, 16, 23, 30/10 e 6/11

Horário: 9h às 12h

Local: UBS Vila União, Rua dos Industriários, 17

PARQUE SELECTA

Dias: 9, 16, 23, 30/10 e 6/11

Horário: 14h às 17h

Local: UBS Selecta, Rua Oswaldo Stuchi, s/nº

NOVA PETRÓPOLIS

Dias: 10, 17, 24, 31/10 e 7/11

Horário: 9h às 12h

Local: Gibiteca, Rua Dr. Flaquer, 824

JARDIM DAS ORQUÍDEAS

Dias: 10, 17, 24, 31/10 e 7/11

Horário: 14h às 17h

Local: UBS Orquídeas, Estrada do Poney Club, 1.400

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.