Mais de 180 profissionais receberam certificados em evento realizado no Teatro Elis Regina; curso de capacitação é promovido em parceria do órgão federal com o município

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias de São Bernardo receberam na manhã desta sexta-feira (30/1), no Teatro Elis Regina, certificado do curso técnico ‘Mais Saúde com Agente’, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que visa qualificar o trabalho desses profissionais. Os orientadores da rede de saúde também promoveram aulas com as equipes locais, como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Agora, 181 profissionais, sendo 160 ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e 21 ACEs (Agentes de Combate à Endemias) estão capacitados para realizar procedimentos como aferição de pressão, medição de glicemia, primeiros socorros em casos como engasgo, entre outros, e identificação de sinais em casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O prefeito Marcelo Lima participou da mesa solene do evento e agradeceu a cada um dos presentes pela dedicação com os moradores da cidade.

ANJOS DA SAÚDE – “São vocês que estão na ponta da saúde pública, e não são apenas agentes de saúde, agentes de combate a endemias. Vocês são anjos da saúde pública e levam muito mais do que receitas, medicamentos. Levam amor, carinho, os ouvidos, porque as pessoas querem falar e muitas vezes não têm com quem”, afirmou o chefe do Executivo. “Não tenho dúvidas de que vocês salvam vidas de muitas pessoas todos os dias e, por isso, quero agradecer e parabenizar vocês, que decidiram fazer o curso, melhorar, ser um profissional ainda mais preparado”, completou.

O prefeito Marcelo Lima aproveitou para agradecer todo o trabalho das equipes da Secretaria de Saúde ao longo do ano de 2025. “Foi um ano difícil em que tive vocês ao meu lado, porque ninguém faz nada sozinho. E, neste ano, já estamos conversando, vamos ter novidades, em termos de remuneração, porque eu sei que merecem e esperam por isso há muito tempo”, prometeu. “Mais uma vez, parabéns por se dedicarem tanto ao povo de São Bernardo”, concluiu.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, também destacou a importância vital desses profissionais que diariamente estão nas casas, visitando os pacientes, vistoriando imóveis no combate à dengue e colhendo dados que são essenciais para a elaboração de políticas públicas. “Vocês são os nossos olhos, boca, cérebro, mão, celular na ponta, onde as pessoas mais precisam. Muita, muita gratidão no coração por vocês”, declarou.

MELHORIAS CONTÍNUAS – O secretário adjunto de Saúde de São Bernardo, Dr. Romero Lima, pontuou que muitos dos profissionais que receberam os certificados já exercem suas atividades há muitos anos, estão se formando em um curso técnico, que realmente é um diferencial na vida dos trabalhadores, mas também para a administração municipal, que passa a contar com uma equipe mais qualificada e mais preparada. “Isso nos permite continuar a oferecer o melhor cuidado em saúde, sempre evoluindo e melhorando, porque vocês estão capacitados e preparados para isso. Reforço aqui o nosso compromisso de apoio para cada um de vocês”, finalizou.

ACS da UBS Vila Rosa, Amanda Aparecida Cardoso compôs a mesa solene representando a categoria e afirmou que “a formação proporcionou muitos conhecimentos que ela poderá levar para os pacientes, qualificando o seu atendimento e aumentando o vínculo dos munícipes com a UBS”. Representando os ACEs, Milvio Alves Santana lembrou que diariamente eles estão nas casas das pessoas, identificando e eliminando focos da dengue, e que “em uma emergência, estão prontos e aptos para agir”.

Fizeram parte da mesa, além do prefeito Marcelo Lima, do secretário de Saúde, do secretário adjunto, da ACS Amanda e do ACE Milvio, a diretora do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Andressa Ruiz Meloni, o diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, Manuel Pereira, e representando os orientadores do curso (todos profissionais da rede), o psicólogo da UBS Parque São Bernardo, Bruno Felício.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.