EM SÃO BERNARDO, BOAS PRÁTICAS DE PREVENÇÃO SUSTENTAM BAIXO ÍNDICE DE GESTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

EM SÃO BERNARDO, BOAS PRÁTICAS DE PREVENÇÃO SUSTENTAM BAIXO ÍNDICE DE GESTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

Do total de bebês nascidos no município, apenas 6,4% são frutos de gravidez de jovens com idade entre 10 e 19 anos; número está abaixo da média nacional, de 12,3%

Com as políticas públicas que envolvem boas práticas de prevenção e conscientização implantadas na rede municipal de Saúde, São Bernardo sustenta o baixo índice de gestação na adolescência. Atualmente, apenas 6,4% dos bebês nascidos no município são de gravidez entre jovens de 10 a 19 anos, número bem abaixo da média nacional, de 12,3%.

Dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, apontam queda gradativa dos casos de gravidez na adolescência na cidade desde 2000. Nos últimos anos, o declínio vem se acentuando e se mantendo abaixo dos dois dígitos.

Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando destaca a parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação, com ações que refletem nos bons índices do município. “O trabalho entre secretarias é muito importante e refletem positivamente. Prevenir a gestação na infância e adolescência é um trabalho em conjunto, contínuo e que vem dando resultados. Outro bom exemplo é o combate à dengue, que tem igual importância e parceria das duas Pastas”.

Na Atenção Básica, a prevenção da gravidez precoce é trabalhada nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Temos o grupo de adolescentes que conscientiza sobre a gestação neste período e temos o grupo de planejamento familiar que também discute a questão. Além disso, toda as UBSs ofertam, gratuitamente, contraceptivos internos e externos, e os profissionais orientam sobre sua utilização”, explica o secretário de Saúde, dr. Geraldo Reple.

OFERTA DE DIU – Além da livre demanda de preservativos masculinos e femininos. São Bernardo capacitou mais de 250 profissionais em 2023, por meio de um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ampliando a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU) para todas as 34 UBSs. O método contraceptivo também é ofertado no Hospital da Mulher, especialmente, quando a mãe dá à luz com idade inferior a 18 anos.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo