ENCONTRO COM ESTUDANTES DO PÓS-BALSA, EM SÃO BERNARDO, MARCA INÍCIO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PARCERIA COM A UFABC

Programa Manuel Querino, vinculado ao Governo Federal, irá promover cursos para jovens da região; na cidade, iniciativa vai contar com apoio da gestão municipal


Em agenda que une capacitação, emprego e viés social, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, recebeu nesta segunda-feira (4/08) grupo de estudantes da E.E. Omar Donato Bassani, no Pós-Balsa, que estão entre os inscritos no Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. A iniciativa vinculada ao Governo Federal contemplará mais de 250 jovens da cidade, com idade entre 16 e 29 anos, em cursos promovidos pela UFABC (Universidade Federal do ABC). A formação, iniciada neste mês, seguirá até novembro e conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo. 

“Estamos construindo políticas públicas voltadas à formação dos jovens, com olhar especial para áreas de maior vulnerabilidade social. O Programa Manuel Querino vai ampliar as possibilidades para estudantes da nossa cidade e de toda a região, já pensando nas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. São Bernardo está de portas abertas às iniciativas que beneficiem os moradores e para apoiar o trabalho de excelência da UFABC”, frisou o prefeito Marcelo Lima, que listou, entre as ações inéditas lançadas neste ano pela Prefeitura, a criação do programa de intercâmbio Conecta São Bernardo e do Programa Faculdade Municipal. 

Jovens da cidade e do Grande ABC puderam escolher entre quatro áreas de conhecimento voltadas ao universo profissional: Condutor de Turismo em Unidade de Conservação Ambiental; Auxiliar de Geoprocessamento; Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais; e Auxiliar de Eletricista de Sistema de Energias Renováveis.

O coordenador do Programa Manuel Querino na UFABC, Ricardo Hideo, enalteceu a parceria com a Prefeitura e destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma oportunidade única de qualificação social para o Grande ABC. A gente vai ofertar cursos de qualificação profissional para a região, para o desenvolvimento econômico local. E é com grande alegria que vemos aqui o pessoal do Pós-Balsa. A gente está muito feliz com a participação dos estudantes em curso para o turismo”, disse Hideo.

Entre os estudantes da escola estadual do Pós-Balsa inscritas no curso de Condutor de Turismo em Unidade de Conservação Ambiental está Nathaly Kethely da Silva, de 18 anos. “Já tinha considerado cursar turismo, porque acho interessante, e gosto de explorar paisagens. Agora surgiu esse curso e fiquei feliz, porque é uma região que não tem tantas opções profissionais. Achei interessante e quis viver essa experiência”, contou. 

PROGRAMA MANUEL QUERINO – Durante o período de qualificação, o estudante receberá bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 200 para transporte e alimentação. Residir no município, ou em uma das sete cidades do Grande ABC, ter idade entre 16 e 29 anos, possuir ensino médio concluído ou estar matriculado no ensino regular de Educação Básica (Fundamental ou Médio) ou em turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram critérios para a inscrição nos cursos. 

As aulas serão ministradas em espaços de convívio nos territórios das cidades – escolas públicas da região e em laboratórios especializados nas estruturas de ensino da UFABC ou instituições parceiras. 

O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional foi instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego e é voltado para o desenvolvimento de ações de qualificação na perspectiva do trabalho decente, a jovens trabalhadores, de forma a contribuir com a formação geral, o acesso e a permanência no mundo do trabalho.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.