Terceira edição do evento com a temática “O elo invisível que garante acesso justo aos SUS” apresentou para as equipes da Secretaria de Saúde o histórico e dados do setor

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (28/11), no auditório da Faculdade de Direito São Bernardo, o 3º Encontro da Regulação em Saúde. Com o tema “O elo invisível que garante acesso justo aos SUS”, o evento apresentou aos presentes, trabalhadores da Secretaria de Saúde, funcionários e estudantes das instituições de ensino parceiras – Centro Universitário FMABC, Unicid e Uninove – um panorama do setor de regulação, incluindo histórico e dados.

A mesa de abertura contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, do secretário adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima, da diretora do Departamento de Apoio à Gestão, Nikelly Silva, da diretora do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Andressa Ruiz, da representante do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência, Nayane Lopes, da representante do Departamento de Administração da Saúde, Tatiana Rieli, e do representante do Departamento de Atenção Especializada, Murilo Spolidório.

Diretora do Departamento de Apoio à Gestão, Nikelly explicou que o evento ressalta a importância da regulação para o município. “Ela não é só um processo operacional, é a qualificação do atendimento e a garantia do acesso do paciente. Hoje a gente tem aqui todos os nossos eixos de atenção, a básica, a especializada, a rede de urgência e emergência, que compõem todos os nossos núcleos regulatórios e como todo esse sistema funciona”, concluiu. 

VIRADA DE PERSPECTIVA – A coordenadora de Regulação em Saúde do Departamento de Apoio à Gestão, Millena Martins, pontuou que o 3° Encontro de Regulação marcou uma virada de perspectiva no cuidado ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde). “Deixamos para trás abordagens estritamente burocráticas, que já não dialogam com uma cidade pra frente”, ressaltou.

“Nesta edição, a navegação em saúde se destacou como ferramenta de acesso, acolhimento e continuidade do cuidado. Somam-se a ela as diversas formas de matriciamento das equipes, reforçando que saúde não se reduz à doença: ela se constrói a partir das necessidades do indivíduo e do coletivo”, detalhou a coordenadora. “Foi um encontro que trouxe integralidade e equidade para a prática cotidiana, reafirmando o compromisso da Regulação com uma atenção cada vez mais humana, efetiva e centrada na pessoa”, finalizou.

O secretário adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima, destacou que a regulação tem papel fundamental nos processos assistenciais de saúde, centralizando, distribuindo e garantindo o acesso. “O trabalho em São Bernardo tem se tornado referência para o município e para o País. Recentemente, tivemos uma iniciativa reconhecida pela Fiocruz como excelência, demonstrando o papel do matriciamento dentro da regulação, garantindo o acesso”, citou. O matriciamento é uma estratégia adotada nas UBSs onde um médico especialista realiza consultas conjuntas com o médico generalista e/ou de saúde da família, otimizando os atendimentos e qualificando diagnósticos. 

Dr. Romero mencionou ainda a rede de navegação oncológica e a rede de navegação de terapia renal substitutiva como grandes avanços que estão trazendo qualidade e assegurando agilidade do tratamento. Navegação é o acompanhamento do paciente que necessita de atendimentos especializados contínuos até a alta e/ou de maneira permanente. “A equipe da regulação tem feito a diferença e garantido saúde para a população, por meio de um compromisso contínuo com a saúde pública e a qualificação dos serviços de saúde”, completou.

GRATIDÃO E ESTRUTURA – O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, agradeceu toda a equipe da Secretaria de Saúde pelo trabalho realizado ao longo do ano. “Assumimos a Prefeitura, sob comando do nosso prefeito Marcelo Lima, com muita restrição financeira, com filas enormes para consultas, exames e cirurgias, e por meio da Caravana da Saúde realizamos mais de 250 mil atendimentos, além de todos os atendimentos do dia a dia. E tudo isso só foi possível graças à dedicação e ao trabalho de cada um de vocês e todos os trabalhadores que estão todos os dias nas nossas unidades.”

Dr. Jean lembrou que São Bernardo tem uma das melhores estruturas de saúde do Brasil, com uma rede robusta de quatro hospitais, dez UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), um PA (Pronto-Atendimento), nove CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), três Policlínicas e três CEOs (Centros Especializados em Odontologia), além do CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) e do TEAcolhe, ambulatório especializado para atendimento de crianças com autismo. “Nós temos muitos motivos para nos orgulhar, por todo o atendimento que temos proporcionado para a população e todo o trabalho que temos realizado”, finaliza.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.