ESPETÁCULO GRATUITO CONTA HISTÓRIA DE SÃO BERNARDO NO TEATRO CACILDA BECKER

A peça de teatro Custou Mas Veio, que conta parte da história da cidade de São Bernardo do Campo, nos anos 1940 — quando a cidade deixou de ser distrito, passou a ser Vila de Santo André e voltou a ser município graças aos emancipadores da época — está em cartaz no Teatro Cacilda Becker, com duas apresentações gratuitas neste sábado e domingo.
Apresentado pelo Grupo Cênico Regina Pacis, e com texto e direção de Hilda Breda, o espetáculo foi feito para os 80 anos de emancipação político-administrativa de São Bernardo, em novembro do ano passado. Após muitos pedidos, a autora marcou mais uma data. A previsão é que haja novas datas no futuro.
O processo criativo foi longo. Segundo a autora, as falas dos personagens foram inspiradas em figuras reais, como o primeiro prefeito da cidade, Wallace Simonsen, vividas nos anos 1940. “Tudo o que é falado na peça foi pesquisado e faz parte da história da cidade”, explica Hilda. O nome da peça faz referência ao hino da cidade: “Custou mas veio”. Além disso, a peça é apoiada pela Secretaria de Cultura do município.
Hilda Breda
Fundadora do Grupo Cênico Regina Pacis, o mais antigo do Brasil, Hilda Breda é atriz e diretora de teatro. Ao longo de sua carreira artística, já encenou vários espetáculos contando a história da cidade. Além disso, possui uma coleção de presépios com mais de 1.000 unidades, de quase todos os estados brasileiros e de 60 países.
Espetáculo: Custou Mas Veio – Entrada Franca
Quando: Sábado e domingo (17 e 18/05), às 17h
Onde: Teatro Cacilda Becker – Paço Municipal – Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro, São Bernardo do Campo