FEZES NO CAMPO: RIVALIDADE ENTRE TORCIDAS NA VÁRZEA DE SÃO BERNARDO CRIA TRANSTORNO PARA A COMUNIDADE
Uma atitude reprovável marcou o último domingo, dia 10, na várzea de São Bernardo do Campo, gerando desconforto e indignação entre os moradores da região. Uma rivalidade entre as torcidas organizadas de futebol amador resultou em uma ocorrência desagradável no campo do Jardim do Lago, afetando diretamente crianças de uma escolinha de futebol e idosos que utilizam o espaço para caminhada.
Segundo relatos, a torcida organizada TOC, ligada ao bairro Jardim Cláudia, teria executado uma ação prejudicial ao espaço, espalhando fezes pelo alambrado do campo, em uma tentativa de afetar a torcida rival do bairro Vila São José. A intenção era criar um ambiente insalubre para evitar que torcedores adversários e suas faixas fossem colocados próximo às áreas sujas de fezes. Contudo, a ação não só impactou a torcida visada, como também atingiu a torcida Unidos do Morro e demais usuários do local, gerando um ambiente insalubre e inseguro para todos que frequentam o espaço para práticas esportivas e de lazer.
O confronto entre as torcidas e a subsequente vandalização destacam a intensidade da rivalidade entre os bairros Jardim Cláudia e Vila São José, transcendendo o contexto esportivo e afetando a qualidade de vida dos moradores da região.
Equipes de limpeza foram acionadas e estiveram no local. Um caminhão pipa foi utilizado na última segunda-feira, dia 11, para realizar a limpeza e desinfecção do campo, buscando restabelecer as condições adequadas para sua utilização pela comunidade.
O canal está aberto para que a torcida TOC se manifeste sobre o assunto.