FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN AMPLIA DEBATE SOBRE MOBILIDADE SOCIAL E PROTAGONISMO NEGRO NO CONGRESSO GIFE

A Fundação Grupo Volkswagen participou do 13º Congresso GIFE, maior evento da América Latina voltado à filantropia e ao investimento social privado. Realizado de 7 a 9 de maio, em Fortaleza (CE), o encontro contou com patrocínio da Fundação e reuniu mais de mil representantes de fundações, empresas, organizações sociais e do setor público para discutir caminhos mais democráticos e inclusivos para o campo social, sob o tema “Desconcentrar poder, conhecimento e riquezas”.
Durante o evento, o diretor-geral da Fundação, Vitor Hugo Neia, foi um dos convidados da mesa “Desconcentrar para quem? Organizações negras no centro das lutas e às margens dos recursos”, que debateu a urgência de reposicionar as organizações negras, especialmente aquelas de base comunitária, como protagonistas das soluções sociais, ampliando seu acesso a financiamento de longo prazo e a investimentos que fortaleçam seu desenvolvimento institucional.
“A desconcentração de poder só será real quando tivermos coragem de mudar a lógica de financiamento e colocar no centro as vozes e iniciativas que historicamente foram marginalizadas. Na Fundação Grupo Volkswagen, apostamos no potencial das comunidades e de seus protagonistas para gerar mudanças reais e sustentáveis, construindo soluções conjuntas, desburocratizando processos e priorizando, intencionalmente, organizações sociais de base comunitária lideradas por pessoas pertencentes a grupos minorizados”, afirmou Neia.
Mobilidade social como prioridade estratégica
A participação da Fundação no Congresso reforçou seu papel como referência no debate sobre mobilidade social, causa abraçada pela organização, norteando todos os investimentos e programas em territórios socialmente vulnerabilizados, principalmente nas regiões onde o Grupo Volkswagen mantém operações no Brasil.
A estratégia é sustentada por dois eixos de atuação: inclusão produtiva e fortalecimento das capacidades locais. Os projetos priorizam mulheres (cis e trans), jovens pretos e pardos de 15 a 29 anos e pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, com o objetivo de romper ciclos de exclusão e promover justiça social. As iniciativas incluem cursos de formação profissional, editais de fomento, apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil com foco em desenvolvimento institucional, voluntariado e produção de conhecimento.
Transformação a partir do território
Além dos debates em dezenas de painéis, o Congresso GIFE contou com plenárias, experiências culturais e a participação da filantropa Abigail Disney, reconhecida internacionalmente pela defesa da justiça social. A programação também incluiu um show gratuito do cantor e compositor Chico César, celebrando a diversidade cultural brasileira com músicas que exaltam identidade, ancestralidade e resistência.
Ao integrar a programação do Congresso, a Fundação Grupo Volkswagen reafirmou seu compromisso com uma filantropia transformadora, centrada no protagonismo das pessoas e na força das redes de colaboração. Cada projeto apoiado, cada território alcançado e cada vida transformada representa um passo concreto rumo a um país mais justo e com oportunidades reais para todos.
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social. Para saber mais, acesse o site da instituição.