HOSPITAL DE URGÊNCIA PARTICIPA DE PROGRAMA PARA OTIMIZAR ATENDIMENTO

O Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo iniciou nesta terça-feira (4/11) o projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com hospitais privados, para qualificar o atendimento nas emergências de unidades públicas do País. A ação, sem uso de recursos municipais, é realizada por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
Durante dois dias, os consultores do programa, a médica Patrícia Guimarães e o enfermeiro Pedro Freitas, percorrem as áreas do pronto-socorro do HU – que passou a atender demandas espontâneas no primeiro dia da atual gestão municipal – com o objetivo de analisar processos, identificar gargalos e propor melhorias.
Ao final do segundo dia será apresentado um diagnóstico inicial. Esse trabalho será aprofundado ao longo de um ano, com reuniões mensais e envolvimento direto da equipe da unidade. Esta é a segunda vez que o HU participa do projeto, sendo a primeira após a mudança no perfil de atendimento, agora com portas abertas.
O diretor técnico do hospital, Dr. Fábio Silveira, comentou: “Agora a gente tem um outro hospital. Nosso objetivo é tentar otimizar processos para que a gente consiga reduzir tempo de atendimento, tempo de internação, reduzir alguns gargalos que ainda existem na instituição”. E completou: “Nosso objetivo é que os ensinamentos que vamos ter nesse processo sejam implementados na cultura da instituição. São mudanças que vão permear, a partir da conclusão desse projeto, a rotina do hospital daqui para frente, em um processo contínuo de aperfeiçoamento”.
Na apresentação do programa, os consultores destacaram a importância do trabalho coletivo. “É um diagnóstico que a equipe faz para a própria equipe propor as soluções. Costumamos dizer que a equipe é a estrela desse projeto, nós somos os facilitadores”, disse Patrícia. “O objetivo final é qualificar o trabalho para que todos os processos sejam otimizados, evitando retrabalho ou processos desnecessários, para na ponta melhorar a experiência dos pacientes”, completou Pedro.
As seleções para o projeto ocorrem a cada seis meses e são definidas por consenso entre Ministério da Saúde, conselhos estaduais e municipais de saúde, com aprovação das CIBs (Comissões Intergestores Bipartites).
#leanemergencias #atendimentohospitalar #saobernardo
