INFLUENCIADORES DO TIKTOK SUPERAM JORNALISTAS TRADICIONAIS COMO FONTE DE NOTÍCIAS PARA JOVENS, SEGUNDO ESTUDO
Estudo do Reuters Institute, na Grã-Bretanha, revela que influenciadores do TikTok estão substituindo jornalistas como a principal fonte de notícias para a juventude. Conforme o relatório, 55% dos usuários de TikTok e Snapchat e 52% do Instagram buscam notícias de “personalidades”, ultrapassando os que recorrem à mídia tradicional nessas plataformas.
A pesquisa, baseada em entrevistas com 94.000 indivíduos em 46 países, aponta que jornalistas tradicionais mantêm importância em plataformas como Twitter e Facebook, mas enfrentam desafios em redes recentes como Instagram, Snapchat e TikTok.
Nic Newman, autor do estudo, cita como exemplo Matt Welland, que compartilha atualidades para seus 2,8 milhões de seguidores no TikTok. Notícias para jovens não se limitam a política e relações internacionais, mas incluem esportes, entretenimento, fofocas de celebridades, cultura, artes e tecnologia.
O estudo também mostra que a influência do Facebook como fonte de notícias está caindo: de 42% em 2016 para 28% hoje. Essa queda reflete uma mudança de foco do Facebook para amigos e família, e a preferência dos jovens por aplicativos de vídeo como TikTok e YouTube.
Os jovens de 18 a 24 anos são 44% dos usuários do TikTok, e 20% deles recebem notícias pelo aplicativo, aumento de 5% comparado ao ano passado. Meios de comunicação tradicionais enfrentam desafios como o declínio do acesso direto a seus sites – apenas 22% o fazem, queda de 10 pontos desde 2018 – e dependem cada vez mais de links de mídias sociais.
Rasmus Kleis Nielsen, diretor do Reuters Institute, vê nesta mudança uma transformação mais profunda para a indústria de notícias do que a transição de impresso para digital. Apenas 30% desses novos públicos confiam em algoritmos para obter notícias balanceadas, e só 27% acreditam nos jornalistas. As tendências apontadas pelo estudo não são boas para as empresas de mídia que dependem de assinaturas e publicidade.