INTEGRAÇÃO DE SECRETARIAS GARANTE AVANÇO NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EM SÃO CAETANO

A Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida) de São Caetano do Sul vem conduzindo uma série de encontros com as demais secretarias municipais para revisar o Plano Intersetorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de alinhar ações em todas as áreas da administração pública, garantindo que serviços e espaços da cidade sejam cada vez mais acessíveis e inclusivos.
A iniciativa é fruto da colaboração entre a Sedef, demais secretarias municipais e o Comped (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), seguindo as diretrizes do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Criado para assegurar uma implementação coordenada e estratégica de políticas de inclusão, o plano busca promover o acesso da população com deficiência a bens e serviços, por meio de ações intersetoriais e com a participação ativa da sociedade civil organizada.
Segundo a secretária da Sedef, Magali Selva Pinto, a integração entre as secretarias é fundamental para consolidar os direitos das pessoas com deficiência. “Nosso propósito é que São Caetano seja referência em acessibilidade, com políticas públicas que estejam presentes em todas as áreas da gestão. Queremos uma cidade 100% inclusiva”, destacou.
Entre os principais eixos do plano estão o protagonismo das pessoas com deficiência, com participação ativa da sociedade civil e do Comped no planejamento e execução das políticas, o foco na tecnologia assistiva, com atualização de leis e incentivo à inovação para ampliar o acesso a tecnologias que promovem autonomia e inclusão e o alinhamento nacional, que fortalece a adesão às diretrizes nacionais e internacionais voltadas à equidade e à dignidade da população com deficiência.
Com a revisão final prestes a ser implantada, a Prefeitura de São Caetano do Sul reafirma seu compromisso em combater o capacitismo, ampliar oportunidades e assegurar a participação plena das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade.