INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: PAI DE SANTO É BALEADO NA RUA EM MAUÁ

Na madrugada do último sábado (17), Leandro Teixeira dos Santos, de 43 anos, foi baleado nas pernas enquanto caminhava no bairro Parque São Vicente, em Mauá, no Grande ABC. De acordo com o pai de santo, que é conhecido como Leandro de Oyá, ele andava na rua onde mora há 40 anos, após um rito de candomblé, usando roupas brancas ligadas à religião, quando um homem de 27 anos passou a ofendê-lo com ataques homofóbicos e de intolerância religiosa, além de buscar uma arma de fogo em casa e atirar diversas vezes contra ele.
O pai de santo foi socorrido e atendido no Hospital Nardini, em Mauá, onde passou por cirurgias e se recupera. Em nota à TV São Bernardo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que policiais militares foram acionados para atender à ocorrência de disparo de arma de fogo e, no local, encontraram a vítima, um homem de 43 anos, ferido.
O agressor foi localizado e confessou o disparo. A arma foi apreendida e ele conduzido ao 1º Distrito Policial de Mauá, onde o caso foi registrado como posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, lesão corporal e injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional.
Ao portal G1, o babalorixá Sidnei Barreto Nogueira, que é pai de santo de Leandro, afirmou que acompanhará o processo contra o agressor. “É um absurdo. Você não pode andar na rua com roupa de ritual? Se a pessoa não gostou, ela pega uma arma e atira? Isso é a barbárie…”, disse Sidnei ao G1. Nas redes sociais, Sidnei e Leandro fizeram um vídeo no hospital falando da situação que aconteceu no último sábado. “A justiça será feita… e hoje vivemos uma guerra de intolerância religiosa. .. ninguém pode atentar uma pessoa por sua crença ou por não crença.”, concluiram.
Foto reprodução redes sociais