IPEM-SP VERIFICA BALANÇAS NO FABRICANTE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO
IPEM-SP VERIFICA BALANÇAS NO FABRICANTE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO clique aqui e ouça a matéria

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, realizou na sexta-feira, 12 de agosto, a verificação inicial de uma balança de pesagem de eixos na fábrica da Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda, localizada em São Bernardo do Campo, cidade da Região Metropolitana da capital, localizada a 22 km de São Paulo. O instrumento foi aprovado.  

Na fábrica, a equipe do Ipem-SP realizou o Exame de Conformidade de Modelo Aprovado. Na ocasião, foi feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado.   

Na sequência foram realizados os Ensaios de Medição. A balança é submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro.   

Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial. Recebe também uma marca de selagem, (selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro) objetivando garantir a inviolabilidade do instrumento.   

Em 2021, o Ipem-SP verificou no comércio 112.928 balanças, e na verificação inicial, no fabricante ou importador, 98.895, e autorizou por meio da declaração do fabricante a comercialização de 204.490.  

Tagged: , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content