KITS DE TELEMATRICIAMENTO VÃO QUALIFICAR ATENÇÃO BÁSICA EM SÃO BERNARDO

Equipamentos, que somam mais de R$ 102 mil em investimentos do PAC 2, serão utilizados para agilizar os atendimentos nas UBSs
UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo começam a receber, na segunda quinzena de fevereiro, kits para telematriciamento adquiridos por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo federal. São 14 kits que contam com um televisor tela plana, um notebook e um sistema de câmera e microfone para videoconferência e somam mais de R$ 102 mil em investimentos federais. O material será utilizado para o telematriciamento, versão digital de estratégia de organização da rede de assistência em saúde reconhecida como referência pela Fundação Fiocruz.
A médica de apoio do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Giselle Creres, explica que o matriciamento é uma estratégia de organização do atendimento no SUS, onde o médico que acompanha o paciente na UBS consegue fazer um atendimento conjunto com o médico especialista. “A vantagem para o paciente é a redução da necessidade de deslocamento, do tempo de espera entre o primeiro atendimento e o atendimento com o especialista e o fato dele conseguir fazer o acompanhamento com um médico que ele já conhece, possui vínculo e confia”, completa.
AUMENTO DA RESOLUTIVIDADE – O objetivo do matriciamento é aumentar a resolutividade dos atendimentos nas UBSs, com o profissional de referência dos pacientes, normalmente um médico de Saúde da Família e Comunidade, discutindo os casos com especialistas de diferentes áreas, evitando encaminhamentos e filas de espera. Uma ação piloto realizada na atenção básica de São Bernardo, e reconhecida pela Fiocruz como referência para o SUS (Sistema Único de Saúde), reduziu em 52% a fila de espera para atendimentos com dermatologistas por meio dessa estratégia.
“Poder fazer esse matriciamento pela internet representa um ganho importante no tempo e na agilidade entre o médico da UBS fazer o primeiro atendimento com o paciente e conseguir construir esse conhecimento junto com o especialista para a construção desse projeto terapêutico das condutas que vão ser tomadas”, completa Giselle.
A diretora de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde, Andressa Ruiz, detalha que as UBSs escolhidas para receber os equipamentos são aquelas com maior população referenciada e maior número de pedidos de encaminhamento para especialistas. “O objetivo é agilizar o atendimento, reduzir tempos de espera e aumentar a resolutividade da atenção básica”, detalhou. Vão receber os kits as UBSs Taboão, Pauliceia, Planalto, Calux, Baeta Neves, Vila Euclides, Silvina, Alves Dias, Vila Rosa, Alvarenga, Ipê, Demarchi, Represa e Riacho Grande.

