MAGAZINE PELICANO OU BOUTIQUE DAS BOLINHAS: QUEM LEMBRA?

MAGAZINE PELICANO OU BOUTIQUE DAS BOLINHAS: QUEM LEMBRA?

Uma das lojas mais emblemáticas da Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Dr. Flaquer, é a Magazine Pelicano. Ou, como também era conhecida, “a Boutique das Bolinhas”.

Mas como ela surgiu?

A Magazine Pelicano surgiu em 1971. Foi uma das pioneiras no comércio varejista e banca de mercadorias. Em poucos anos, atingiu a marca de 150 filiais espalhadas pelo Brasil e mais de 3.000 colaboradores. Uma dessas filiais se instalou em São Bernardo do Campo em 1972.

Passando por uma grave crise, a loja foi fechada em 2002. A falência da Magazine Pelicano foi decretada em 2008.

Curiosidades:

O prédio tem um valor histórico para a cidade. No andar superior, funcionou, nas décadas de 50 e 60, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Depois, a Câmara mudou para o Palácio João Ramalho, no Paço Municipal.

Houve uma outra loja da Magazine Pelicano na Marechal Deodoro, onde hoje fica a loja Besni, próximo à Praça Lauro Gomes.

Fonte do texto: site do grupo Prix Empresarial.

Foto 1 – Década de 90. Lojas Pelicano na Rua Marechal Deodoro esquina com a Rua Dr. Flaquer.Foto 2 – 1973 – Rua Dr. Flaquer, esquina com a Rua Marechal Deodoro. Do lado esquerdo, a fachada de cor azul da Magazine Pelicano.
Foto 3 – 1996 – Procissão dos Carroceiros. Ao fundo, se vê a Magazine Pelicano.
Foto 4 – 2000 – Desfile na Rua Marechal Deodoro. Nesta foto, aparece uma segunda loja da Magazine Pelicano, onde hoje fica a loja Besni, na esquina com a Rua Newton Prado.
Foto 5 – 2002 – Já sem a Magazine Pelicano.

Todas as fotos do acervo do Centro de Memória de S.B.C.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.