MAIS DE 5,5 MIL MORADORES JÁ FORAM ATENDIDOS PELA CARAVANA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM SÃO BERNARDO
Desde que foi criada, em agosto de 2025, unidade itinerante da Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, levou aos bairros da cidade serviços gratuitos de cadastro e orientações
Moradores e comerciantes de São Bernardo que possuem imóveis em áreas contempladas pelo avanço do ‘Aqui é Meu Lugar’, programa da Prefeitura que está legalizando assentamentos informais da cidade, contam com acesso ampliado aos serviços gratuitos do município. A gestão do prefeito Marcelo Lima lançou, em agosto de 2025, a Caravana da Regularização Fundiária, que já realizou mais de 5,5 mil atendimentos, entre atualizações cadastrais e esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos para a obtenção do título de propriedade.
Somente neste ano, a unidade itinerante, coordenada pela Secretaria de Habitação, efetivou 3.076 atendimentos, sendo 997 atualizações cadastrais, 108 entregas de escritura e 1.971 acolhimentos para orientações. O serviço percorreu, neste período, bairros como Parque São Bernardo, Jardim João de Barro, Parque Hawaí, Vila Vitória, Jesus de Nazareth, Jardim Laura, Vila Carminha, Complexo do Areião, entre outros.
“Moradia digna passa também pela segurança jurídica de que a casa onde você vive é de fato sua. E isso só acontece quando o proprietário tem em mãos a escritura de seu imóvel. O prefeito Marcelo Lima colocou a política habitacional de São Bernardo como uma das prioridades do governo. A regularização fundiária está chegando a todos os cantos da cidade e, com isso, estamos levando também o processo de emissão dos títulos de propriedade. A Caravana da Regularização facilita o acesso da população à atualização de cadastro e informações sobre as escrituras”, explicou a secretária de Habitação de São Bernardo, Ruth Ramos.
*ENTREGA DE ESCRITURAS –* Com o avanço das ações de regularização fundiária na cidade, a Prefeitura de São Bernardo ampliou, em 2025, o número de famílias contempladas com o título de propriedade de seus imóveis. Desde o último ano, foram emitidos pelo município 7.785 documentos para moradores de diferentes regiões.
Somente neste ano, foram 2,1 mil títulos que chegaram às mãos de famílias em diferentes regiões, entre as quais Riacho Grande, dos Casa, Silvina Audi, Ferrazópolis e Complexo do Areião. Para a emissão de cada documento, a Prefeitura destina, em média, R$ 1.500.



