MINISTÉRIO PÚBLICO DE SP OBTÉM REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA DA REGIÃO DO PÓS-BALSA

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SP OBTÉM REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA DA REGIÃO DO PÓS-BALSA

Retorno de base móvel foi pedido da Promotoria Comunitária

Após encontro virtual realizado com representantes da Polícia Militar, promotores de Justiça de São Bernardo do Campo e lideranças que atuam no projeto da Promotoria Comunitária do Pós-Balsa conseguiram o retorno àquela região da base comunitária móvel da PM, reivindicação nascida em 2014 e que havia sido retomada em 2018, ano em que o equipamento, fornecido no ano de 2015, foi retirado. Desde então, vinha-se atuando pelo retorno do policiamento ao local, levando à reimplementação da base móvel neste mês.

De acordo com a promotora de Justiça da Infância e Juventude de São Bernardo do Campo, Sirlene Fernandes da Silva, uma das apoiadoras do projeto da Promotoria Comunitária, “a presença da Base Móvel da Polícia Militar foi uma demanda trazida pelos representantes da população da região do Pós-Balsa, especialmente por sua característica comunitária e preventiva, o que em muito melhora a promoção da segurança pública e a interação dos agentes de segurança com a população local”.

Uma das lideranças comunitárias, Edivaldo Mendes, conhecido como Babu, ressaltou: “Os moradores do Pós-Balsa agradecem o retorno da base móvel da PM, que atende com muito carinho e atenção a todos da nossa comunidade evitando furtos, jovens empinando motos e demais consequências aleatórias. Muito obrigado ao Comando da PM, à nossa Promotoria e lideranças dá região”.

Leuzina Anunciação dos Santos, da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que dá apoio à Promotoria Comunitária do Pós-Balsa, enfatizou: “O retorno da base móvel é essencial para promover a integração da polícia com a comunidade, além de diminuir a insegurança da população no que tange à segurança pública”.

O padre Ryan, do comitê da Solidariedade do Pós-Balsa, movimento de organização comunitária, também se manifestou: “A volta da base móvel da PM representa um avanço importante de cidadania e inclusão. O projeto da Promotoria Comunitária vem sendo este espaço de construção de soluções a partir do diálogo da comunidade com o poder público. Destacamos também a abertura e espírito de serviço de todos os promotores e, de maneira especial, do tenente-coronel Vlamir e do Capitão Topalian, que ouviram atentamente as experiências relatadas pela comunidade e também expuseram os desafios que a corporação enfrenta na região. O resultado não é apenas a presença da base no território, mas um relacionamento mais estreito e positivo entre a comunidade e a polícia. Nada disso seria possível sem a atuação da MPSP, por meio da Promotoria Comunitária, e a boa vontade de todos”.

Participaram da reunião os promotores de Justiça Pedro Javaroni e Francisco Medina, o tenente-coronel Vlamir Luz Machado, o capitão Arley Topalian e lideranças comunitárias da região do Pós-Balsa. O encontro foi promovido pelo também promotor Jairo Edward de Lucca, coordenador do projeto da Promotoria Comunitária do Pós-Balsa.

Foto PMSBC

Tagged:

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo