MORADORA DE SÃO BERNARDO COM CÂNCER CRIA O PROJETO “SACOLINHAS DE AMOR” E AJUDA OUTRAS MULHERES EM TRATAMENTO

Andreia Leite da Silva, de São Bernardo, enfrenta o tratamento contra um câncer de mama triplo negativo enquanto transforma sua dor em solidariedade. Inspirada pelas dificuldades que muitas mulheres enfrentam durante a luta contra a doença, ela criou o projeto “Sacolinhas de Amor”, que já entregou centenas de kits a pacientes em tratamento no Hospital Anchieta.
Diagnosticada em abril, aos 38 anos, Andreia já passou por 18 sessões de quimioterapia no Hospital Anchieta, realizou a retirada das duas mamas no Hospital da Mulher, e em breve fará nova cirurgia para retirada dos ovários. Durante suas visitas ao hospital, Andreia observou que muitas pacientes lidavam com desafios pessoais e financeiros enquanto enfrentavam o tratamento.
“Me tocou muito ver várias mulheres lá em tratamento sem acesso ao básico. Resolvi fazer algo sobre isso”, conta Andreia.
Cada kit do projeto “Sacolinhas de Amor” contém:
1 turbante;
1 lápis de sobrancelha;
1 pacote de chá de camomila (para aliviar dores pós-quimioterapia);
1 par de brincos (para aumentar a autoestima);
1 manteiga de cacau (para os lábios ressecados pela quimioterapia);
1 álcool em gel;
1 máscara;
1 gel para veias (essencial para aliviar o ressecamento das veias causado pela quimioterapia);
1 Bíblia de bolso (para conforto espiritual).
O custo médio de cada sacolinha é de R$ 68, e Andreia, com a ajuda de doações, já consegue entregar 50 kits por mês. Sua casa é usada como ponto de arrecadação e montagem das sacolinhas.
Além disso, Andreia acolhe mulheres que enfrentam dificuldades pessoais, como abandono por parte de familiares e parceiros, oferecendo cestas básicas, remédios e até um apoio financeiro para hortifruti. “Quero trazer conforto e dignidade ao tratamento. Meu objetivo é mostrar que elas podem ser mais do que uma pessoa doente”, afirma.
O projeto chamou atenção da mídia, ganhando destaque em uma reportagem do SBT, e tem inspirado muitas pessoas. Interessados em colaborar com doações de itens ou valores podem entrar em contato para ampliar ainda mais o alcance das sacolinhas.
Andreia é um exemplo de como é possível transformar uma situação difícil em esperança e solidariedade.
Saiba mais @sacolinhasdeamor