MOTIM NA PENITENCIÁRIA DE FRANCO DA ROCHA ATINGE DOIS PAVILHÕES; GOVERNO DO ESTADO SE MANIFESTA
Na manhã deste sábado (20), um motim na Penitenciária 1 de Franco da Rocha causou tumulto e incêndios em dois pavilhões habitacionais. A ocorrência teve início por volta das 10h30, mobilizando agentes penitenciários e o Corpo de Bombeiros.
Os detentos incendiaram colchões e itens pessoais, o que exigiu a intervenção dos bombeiros para controlar as chamas. Por volta das 13h30, o Grupo de Intervenção Rápida conseguiu conter a situação sem o uso de armas letais, enquanto a Polícia Militar permaneceu de prontidão na área externa da unidade.
Durante o motim, três detentos ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital. Outros quatro presos foram atendidos na enfermaria da penitenciária devido à inalação de fumaça. Todos os feridos estão conscientes e fora de risco.
As visitas aos detentos foram suspensas para este domingo (21). A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que uma investigação será realizada para apurar as causas do motim, e um processo disciplinar foi aberto para que os responsáveis sejam punidos criminalmente.
Reprodução/redes sociais