MULHER DE 37 ANOS SE PASSA POR CRIANÇA DE 12 E É ADOTADA POR FAMÍLIA EM JOINVILLE
O caso da mulher presa em Joinville, no Norte de Santa Catarina, após se passar por uma adolescente de 12 anos ganhou novos e impressionantes desdobramentos. A suspeita foi identificada pela Polícia Civil como Amanda Maria Souza de Oliveira, de 37 anos. Natural do Ceará, ela conseguiu viver por 14 meses como filha adotiva de uma família de boa situação financeira, em um esquema que a polícia definiu como um verdadeiro “sequestr0 emocional”.
Na última quarta-feira (3), a Justiça catarinense decretou a prisão preventiva de Amanda, que agora responde por estelionato e falsa identidade. A Justiça também determinou que ela passe por exames de sanidade mental. O advogado Rafael Luiz Siewert, defensor da suspeita, informou em nota à imprensa que aguarda a conclusão da perícia técnica.
O Modus Operandi: O Disfarce da Inocência
Para sustentar uma farsa tão extrema, Amanda utilizava uma combinação de comportamentos infantilizados e justificativas médicas complexas. Segundo as investigações, ela mantinha hábitos como o uso de mamadeiras, chupetas e um “cheirinho” para dormir.
Quando questionada sobre seus traços físicos de adulta, Amanda afirmava falsamente ter autismo e outras condições clínicas. Para justificar a fofura e a estatura de mulher, ela alegava que havia sido vítima de abusos na infância, onde teria sido forçada a tomar hormônios.
“Ela conseguiu sequestrar emocionalmente a família. Era uma família com boa situação financeira, então ela levava uma vida de adolescente muito boa. Durante o período em que estava com a família, ela não recebia dinheiro diretamente, mas tudo que havia de bom e do melhor ela recebia”, explicou o delegado responsável pelo caso ao Portal G1.
Como a Farsa Começou
Sob o nome falso de Gabriele, Amanda se aproximou de uma comunidade religiosa em Joinville, alegando ter fugido do Pará para escapar de maus-tratos. Sensibilizados pela história, membros da igreja ofereceram ajuda financeira inicial. Pouco tempo depois, o casal de Joinville decidiu acolhê-la em casa.


