NOVEMBRO AZUL: 33 UBSs ABREM NESTE SÁBADO PARA ATENDIMENTOS ESPECIAIS AOS HOMENS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
NOVEMBRO AZUL: 33 UBSs ABREM NESTE SÁBADO PARA ATENDIMENTOS ESPECIAIS AOS HOMENS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Neste sábado (26/11), a Prefeitura de São Bernardo abre as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, para o Dia D da campanha do Novembro Azul, com o objetivo de realizar busca ativa por casos de câncer de próstata e demais cuidados voltados à saúde do homem. Neste dia, as UBSs ofertarão também, para todos os públicos aptos, as doses de imunização contra a Covid-19 e demais vacinas de rotina do calendário vacinal.

Além do rastreamento para detecção precoce de câncer de próstata, as equipes de Saúde da Família atuarão na conscientização sobre as demais doenças, como: hipertensão, diabetes, obesidade, IST, tuberculose, além de orientações contra o tabagismo, violência, entre outros temas. Para participar, basta o munícipe ir até a UBS mais próxima de sua casa e apresentar um documento com foto, acompanhado da carteirinha da UBS.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, os exames de prevenção são fundamentais para uma vida saudável, especialmente depois dos 40 anos, quando as primeiras comorbidades podem começar a aparecer. “Estas campanhas são para despertar e conscientizar sobre os exames preventivos, que quando apresentam alguma alteração, normalmente, estão no início e são tratáveis e curáveis, por isso faço um apelo para que os homens visitem as UBSs neste sábado e se cuidem”, declarou.

SINTOMAS – Na maioria dos casos, o câncer da próstata se manifesta quando está mais avançado no organismo, por isso, exames e consultas anuais são fundamentais para evitar ou identificar quaisquer diferenças nesse e em outros órgãos. Os principais sintomas são dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar muitas vezes ao dia.

VACINAÇÃO – As salas de vacinação das 33 UBSs aplicarão as doses de rotina do calendário vacinal. Contra a Covid-19, bebês com comorbidades, a partir de 6 meses, já podem receber a primeira dose. Também estarão disponíveis a primeira e a segunda doses contra a doença para os demais públicos, com idade a partir de 3 anos. Já a terceira dose é ofertada às pessoas com idade a partir de 12 anos, e, a quarta dose, deve ser aplicada na população adulta, a partir de 18 anos.

ILUMINAÇÃO ESPECIAL – Para celebrar o mês da conscientização sobre a saúde masculina, o Paço Municipal recebeu iluminação especial em azul. A decoração ficará exposta durante todo o mês de novembro, como forma de alertar o público masculino sobre a importância dos exames preventivos.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content