NÚCLEOS HABITACIONAIS EM DIADEMA RECEBEM REDES DE DRENAGENS

As obras integram as ações do Plano de Contingência que visam diminuir as enchentes no município
A Prefeitura de Diadema conclui mais três obras de drenagens na cidade. As redes de escoamento que vão evitar pontos de enchentes dentro de comunidades foram construídas nas travessas São Diego e São Firmino, no Núcleo Habitacional Jardim Gazuza, bairro Casa Grande, e na Travessa Nova Salgueiro, Núcleo Habitacional Vila Popular, no bairro Vila Nogueira.
As melhorias foram executadas com recursos municipais e as reivindicações vieram dos próprios moradores que há anos conviviam com problemas causados pelas águas das chuvas. As entregas das redes de drenagens fazem parte das ações do “Plano de Contingência Para as Chuvas de Verão em Diadema”, implantado no começo do ano para diminuir as enchentes no município, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.
Nas travessas São Diego e São Firmino, a Secretaria de Obras construiu canaletas subterrâneas e bocas de lobo que permitem o escoamento das águas pluviais. Também foi providenciada a troca dos pisos das duas vias, utilizando asfalto para pavimentar a São Firmino, e concreto usinado na São Diego.
Na Travessa Nova Salgueiro, foi refeita a rede de esgoto que estava avariada. Foram construídas escadas que permitem aos moradores vencer a declividade do local com segurança. A maneira como os degraus foram edificados também facilita o escoamento das águas pluviais.
“Agora está muito bom, mas foi uma luta de oito anos para conseguirmos esta melhoria na nossa rua”, conta Tamara Santos, moradora na travessa há 34 anos. Ela e o seu vizinho de frente, Marcelo Silveira Lima, foram os que mais batalharam pela manutenção da via. “Como fizeram a rede de esgoto sem estrutura para segurar o solo, o leito da rua começou a baixar e eu pensei que tudo ia descer rua abaixo”, conta Marcelo. Para acabar com o risco de desmoronamento, a Prefeitura colocou grelhas em pontos da via e implantou guarda-corpos para ajudar a segurar os terrenos onde ficam as casas.
Outras obras – Além de obras de drenagem em núcleos habitacionais, outra forma de a Prefeitura de Diadema combater enchentes é canalizar córregos que são importantes para o sistema de drenagem local. Recentemente, o Poder Público finalizou canal de cerca de 100 metros no Córrego Iguassú, no Eldorado, como forma de amenizar o risco de enchentes no NH Jardim Liberdade. A administração também retomou as obras de canalização dos córregos Olaria e Grota Funda e, no ano que vem, fará a canalização do Córrego Viela Fortaleza.
“As ações estruturantes promovem melhorias nos bairros e trazem dignidade e qualidade de vida para os moradores. Por isso, nossa meta é fazer obras contra as enchentes de forma permanente e organizada para que nossa cidade tenha menos problemas causados pelas chuvas”, disse o prefeito Taka Yamauchi.