O QUE FAZER SE O CARRO FICOU PRESO NO ALAGAMENTO? DEFESA CIVIL DE SP EXPLICA

A Defesa Civil do Estado de São Paulo reforça a importância de medidas corretas para minimizar riscos e garantir resgates seguros durante alagamentos, especialmente para motoristas presos em veículos inundados.
A principal recomendação é evitar circular em áreas com risco de enchente e ficar atento aos alertas da Defesa Civil, enviados diretamente ao celular. Apenas 15 centímetros de lâmina de água podem arrastar um carro.
Se o veículo for surpreendido por uma enchente, não tente dar a partida, pois isso pode danificar o motor e aumentar o risco de pane elétrica. Caso a água ultrapasse a metade das rodas, saia imediatamente. Se a porta não abrir devido à pressão da água, use o encosto de cabeça do banco ou o fecho do cinto de segurança para quebrar o vidro e sair pela janela.
Uma vez fora do carro, a recomendação é subir no teto do veículo para facilitar o resgate e evitar ser levado pela correnteza. Não se deve pular na água. Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Os alertas da Defesa Civil, enviados via cell broadcast, avisam sobre chuvas intensas e riscos iminentes. Acompanhar as previsões meteorológicas nas redes sociais da instituição pode ajudar a evitar situações de perigo.