OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL INTRODUZ NOVAS TECNOLOGIAS PARA IDOSOS EM SÃO BERNARDO
SÃO BERNARDO DO CAMPO – Com o objetivo de proporcionar autonomia e proteção contra crimes cibernéticos, a Prefeitura de São Bernardo está promovendo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, uma oficina de inclusão digital no Centro de Referência do Idoso (CRI). O curso visa ensinar pessoas com mais de 60 anos, que possuem pouca ou nenhuma experiência, a utilizar aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram.
“Nossas aulas são voltadas para pessoas que não possuem nenhum conhecimento em tecnologia, que estão dando os primeiros passos nessa área. Além disso, também oferecemos uma segunda oficina para aprofundar os conhecimentos adquiridos. Temos tido muito sucesso, com uma grande demanda, especialmente após a pandemia”, revela Nayara Beloite Maia, diretora da Divisão de Formação da Secretaria de Cultura e Juventude.
A proposta é proporcionar à terceira idade a independência para se manterem informados e atualizados, sem depender exclusivamente da família. Para isso, a oficina busca familiarizar os idosos com o uso de smartphones, por meio de práticas que estimulam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relacionados às novas tecnologias.
A expectativa é ampliar os temas abordados na oficina de inclusão digital. Uma das preocupações é conscientizar os idosos sobre golpes na internet. “Vemos nos noticiários casos de idosos que caíram em golpes envolvendo o Pix, por exemplo, e nossa ideia é orientá-los para que possam identificar aplicativos e links suspeitos, evitando riscos. A inclusão digital também engloba essas questões”, ressalta a diretora.
No segundo semestre, novas turmas serão abertas para o curso, além da realização de uma oficina para introduzir o público ao mundo da computação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2630-6789.
#SãoBernardoDoCampo #InclusãoDigital #TecnologiaParaIdosos #AprendizadoDigital