OPERAÇÃO ESPECIAL NO RUDGE RAMOS: 189 INTERVENÇÕES POLICIAIS EM 24 HORAS
As primeiras 24 horas da operação especial conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, resultaram em 189 intervenções policiais. A ação, iniciada na terça-feira (25/4), visa aumentar a segurança na região e não tem prazo para terminar.
Cinco indivíduos foram apreendidos durante o furto de fios e cabos em um galpão próximo à Avenida Caminho do Mar. Todos são reincidentes e agora estão à disposição da Justiça. O prefeito Orlando Morando ressalta a importância da ação e espera alterações no Código Penal para que criminosos como esses permaneçam presos.
A operação mobiliza 17 viaturas do Baep, Romu, Rocam e Força Tática, além de aproximadamente 60 agentes de segurança. O Coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana, vê com otimismo os resultados iniciais da operação e enfatiza a importância do patrulhamento preventivo e repressão ao crime.
Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram queda nos índices de criminalidade na região. No 2º DP (Rudge Ramos), houve redução de 28% nos casos de roubo de veículos e 30% no furto de veículos no primeiro trimestre deste ano, em comparação com 2022.
Desde 2017, a atual administração tem investido em segurança, incluindo a inauguração do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Estado e a ampliação do número de GCMs, além de entregas de novas frotas e armamentos, e reformas de inspetorias e bases comunitárias na cidade.