PIONEIRA NO PAÍS, COMPRA ASSISTIDA EM SÃO BERNARDO É ESTRATÉGIA NA URBANIZAÇÃO DO PARQUE IMIGRANTES

Famílias de áreas de risco do bairro, próximo à Billings, que precisam ser removidas para avanço das obras, contam com subsídio, pelo programa, para aquisição de novas moradias
A rotina dos moradores do Parque Imigrantes, na região do Batistini, situado a quase 15 quilômetros de distância do Centro, está sendo transformada com o Programa de Urbanização Integrada da Prefeitura de São Bernardo. Intervenções estruturais levam ao bairro saneamento básico, incluindo coleta de esgoto, abastecimento de água potável, drenagem e canalização de córregos, bem como pavimentação asfáltica de vias e regularização fundiária local de lotes.
Como parte dos investimentos, 320 famílias que vivem em áreas de risco estão sendo removidas de suas antigas residências e sendo destinadas a novas casas, por meio da Compra Assistida. “O uso desta modalidade de aquisição, por meio do programa federal Pró-Moradia, foi estratégico, pois agiliza o processo de retirada das famílias do imóvel, que precisa ser desocupado para o avanço das obras de urbanização, sem que esses moradores precisem passar pelo aluguel social enquanto aguardam a produção de unidade habitacional”, explicou a secretária municipal de Habitação, Frida Waidergorn.
São Bernardo foi a primeira cidade do País a utilizar a Compra Assistida para a aquisição de moradias de interesse social, utilizando recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Nesta modalidade, são disponibilizados até R$ 164 mil por unidade habitacional, com valor pago pelo município em até 20 anos. O valor máximo do imóvel é de R$ 218 mil. Os moradores do Parque Imigrantes contemplados com a Compra Assistida pagam valor correspondente a 20% da renda familiar – em até 30 anos.
“Importante destacar que as famílias podem escolher o imóvel que desejam dentro dos critérios e valor estabelecidos pelo programa. Além de garantir moradia digna, em local seguro, essas pessoas ainda podem optar por condições que melhor atendam suas necessidades. Em paralelo, a urbanização segue a todo o vapor, para regularizar e melhorar a vida de quem permanecerá no Parque Imigrantes”, concluiu Frida.
O Parque Imigrantes começou a ser ocupado irregularmente em meados da década de 1980. O bairro está situado em área de preservação ambiental, às margens da Represa Billings e ao lado da Rodovia dos Imigrantes. Mais de 2.500 famílias serão beneficiadas com o programa de urbanização integrada da região.
RECOMEÇO – Entre as 320 famílias do Parque Imigrantes que serão contempladas pela Compra Assistida está a de Josefa Caetano, de 36 anos, que deixou na última segunda-feira (8/09) moradia simples, situada na Viela Goiânia, próxima à represa, para novo apartamento, no Baeta Neves. Depois de carregar o caminhão de mudança, disponibilizado pela Secretaria de Habitação de São Bernardo, e de se despedir dos vizinhos, não foi possível esconder a emoção. “Está sendo uma conquista muito grande sair daqui, onde fiz boas amizades. Meus vizinhos ajudaram a gente quando estava na luta, construindo nossa casa. Quando chegamos, há sete anos, achei que a gente ia construir, melhorar, mas vender, pra tentar ir para outro lugar melhor. Mas a Compra Assistida foi muito mais do que a gente podia um dia sonhar”, disse Josefa, que lembrou, entre os principais desafios enfrentados, o frio e o medo de alagamento de sua casa nos períodos de cheia da Billings.
A prefeita Jessica Cormick acompanhou a chegada de Josefa ao novo lar. “Fico muito feliz em estar aqui, fazer parte disso e comprovar o avanço do programa, pioneiro no Brasil, vendo esse sonho sendo realizado. É um programa que se preocupa com a vida das pessoas e chega, de fato, a quem mais precisa.”