PREFEITURA DE SÃO CAETANO REALIZA AÇÕES PELO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

PREFEITURA DE SÃO CAETANO REALIZA AÇÕES PELO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O Dia da Luta Antimanicomial (18/5) foi celebrado em São Caetano do Sul nesta sexta-feira (23/5), com ações abertas ao público no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Dr. Ruy Penteado, no Bairro Mauá. A programação esteve alinhada ao objetivo da data, que propõe mobilizações pelo fechamento de manicômios e em favor de práticas humanizadas e de acolhimento para o tratamento de pacientes com transtornos mentais.


Roda de dança circular, sarau e oficinas terapêuticas (varal dos sonhos e de origami, com a exposição dos trabalhos) foram algumas das atividades realizadas. Além de contribuir com o tratamento de pacientes, a programação exemplificou a forma com que os atendimentos são prestados na rede municipal, assegurando os direitos e a proteção das pessoas acometidas por transtornos mentais.


Além do CAPS, São Caetano tem o CAPS AD (Álcool e Drogas) e o CAPS Infanto-Juvenil. Em 2024, as três unidades e o programa de saúde mental escolar Cuca Legal realizaram 79 mil atendimentos, que incluem acolhimento, atividades no Hospital Dia, consultas com psiquiatras e psicoterapias, entre outros.


A DATA


O Dia da Luta Antimanicomial foi definido em 1987, durante um encontro de trabalhadores da saúde mental em Bauru (SP), que teve como lema “Por uma sociedade sem manicômios”. A proposta era ter um dia nacional de lutas e discutir as bases de uma proposta de reforma no sistema psiquiátrico brasileiro. Por décadas, a realidade dos hospícios no Brasil foi de privação de liberdade, camisa de força, choque elétrico e tortura.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.