PROJETO NA EDUCAÇÃO DE SÃO BERNARDO ASSEGURA GRATIFICAÇÃO BASEADA EM METAS DE APRENDIZAGEM

Medida da gestão municipal, aprovada nesta quarta-feira na Câmara, prevê a concessão do pagamento de bonificação a profissionais da área, no valor de R$ 1.500
Com a premissa de aliar a qualidade do ensino na cidade e a valorização dos servidores da Educação, a Prefeitura de São Bernardo, gerida por Marcelo Lima, obteve autorização legislativa nesta quarta-feira (6/08) para instituir programa de incentivo à alfabetização e recomposição de aprendizagens dos alunos da rede pública municipal. A medida prevê a concessão de pagamento de gratificação a profissionais da área, baseada em metas de aprendizagem.
A bonificação, no valor de R$ 1.500, tem natureza de abono complementar na remuneração dos docentes. A lei deve ser sancionada e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (8/08). O pagamento da gratificação estará vinculado ao cumprimento de metas, avaliados semestralmente, de acordo com critérios que as escolas pactuaram com a Secretaria de Educação. A concessão se dará a profissionais referenciados pelas equipes gestoras das unidades do Ensino Fundamental que vierem a aderir ao programa.
“Desde janeiro colocamos como compromisso que a gestão na Educação não será apenas com entrega de uniforme, merenda e kit escolar. Adotaremos essas medidas, mas nossa missão é com a qualidade do ensino e alfabetização dos alunos matriculados em São Bernardo. Dar prioridade de verdade à Educação na nossa cidade. Por isso, antes disso, já retomamos a progressão e resgatamos o Cenforpe como centro de formação e aperfeiçoamento dos profissionais da Educação”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.
A participação da unidade escolar e professores é por adesão. A iniciativa da administração municipal decorre da adoção de medidas e ações com o propósito de reconhecer a melhoria da qualidade do processo de alfabetização e de recomposição de aprendizagens, com vistas à redução das desigualdades entre os estudantes da rede municipal.
“Essa gratificação, será paga a partir de agosto, é uma ação de valorização do trabalho docente e será destinada a escolas e professores do 2º, 5º anos e das turmas multisseriadas que alcançarem as metas de aprendizagem pactuadas. No fim do ano, a referida gratificação será destinada para todas as turmas, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e turmas multiseriadas que alcançarem as metas”, explicou o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa. “Essa é uma ação de reconhecimento ao trabalho docente que a escola desenvolve para que possamos recompor as aprendizagens e, definitivamente, erradicar o analfabetismo escolar em São Bernardo.”
PROTAGONISMO – A proposta para a Educação de São Bernardo propicia a manutenção da avaliação diagnóstica formativa como elemento de orientação e referência das ações, garantindo o protagonismo municipal nos processos de alfabetização e recomposição de aprendizagens curriculares. Potencializa o enfrentamento das desigualdades escolares e a valorização dos profissionais da Educação. Responde também a compromissos da gestão municipal de promover avanços concretos na qualidade da Educação pública da cidade.