PROJETO PARA INTEGRAR ODONTOLOGIA HOSPITALAR AOS HOSPITAIS MUNICIPAIS DE SÃO BERNARDO É PROTOCOLADO NA CÂMARA MUNICIPAL

O projeto desenvolvido pela Dra. Priscila Almeida, que visa disponibilizar a Odontologia Hospitalar nos principais complexos hospitalares de São Bernardo do Campo, foi protocolado na Câmara Municipal de São Bernardo por iniciativa do vereador Lucas Ferreira (sem partido). A proposta busca promover maior qualidade de vida e reduzir infecções em pacientes internados, por meio de cuidados bucais para prevenir a proliferação de bactérias nocivas à saúde.
A integração da Odontologia Hospitalar nos hospitais municipais pretende incentivar bons hábitos de higiene bucal e fornecer tratamento odontológico aos pacientes internados quando necessário, evitando a necessidade de transferência ou locomoção para outros locais.
A endocardite bacteriana, responsável por um grande número de óbitos, tem suas bactérias favorecidas e colonizadas na cavidade bucal. A higiene bucal inadequada pode resultar em quadros graves de infecção. Pacientes oncológicos também se beneficiam da Odontologia Hospitalar, com tratamentos para reduzir lesões bucais causadas por quimioterapia e radioterapia.
“Os cuidados bucais são fundamentais dentro do tratamento hospitalar e podem proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos pacientes internados”, destaca Priscila.
A especialidade também promove uma diminuição significativa no tempo de internação e na quantidade de infecções, além de gerar economia para os centros hospitalares integrados com a Odontologia Hospitalar.
Dra. Priscila Almeida, formada em Odontologia pela Universidade Metodista de São Paulo e cursando especialização em Odontologia Hospitalar no Hospital Albert Einstein, desenvolveu e lidera esse projeto para melhorar a saúde e qualidade de vida dos pacientes da rede SUS de São Bernardo do Campo.
Ótima ação,muito importante o cuidado odontológico
Parabéns aos envolvidos