REDE ESTADUAL DE SP INICIA ANO LETIVO NESTA SEGUNDA (2) COM NOVO MODELO DE GESTÃO E AMPLIAÇÃO DE PROGRAMAS

As aulas na rede estadual de ensino de São Paulo começam nesta segunda-feira (2), com mais de 3,1 milhões de estudantes distribuídos em mais de 5 mil escolas. Para 2026, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) implementa mudanças voltadas ao fortalecimento do ensino e reorganização da estrutura escolar.
No Ensino Médio Técnico, a oferta de vagas passa de 35 mil em 2023 para 231 mil neste ano, em 2.212 unidades. Os cursos oferecidos agora totalizam 11 opções, incluindo novas áreas como eletrônica e meio ambiente. Outros 60 cursos seguem disponíveis por meio de parcerias com Senai-SP e Senac-SP.
Estudantes da 2ª e 3ª série do itinerário técnico também podem participar do programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que oferece bolsas de até R$ 851,46. A expectativa é ampliar em 30 mil o número de estagiários em 2026.
Cem escolas estaduais de 89 municípios iniciam o modelo cívico-militar. As unidades manterão o Currículo Paulista, com presença de monitores para apoio à segurança, disciplina e ações educativas. A atuação dos profissionais será avaliada semestralmente.
A Seduc-SP também amplia o programa de tutoria para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com foco em língua portuguesa e matemática. O número de escolas atendidas entre 6º e 9º ano sobe de 2.800 para 3.400. Professores tutores atuarão com alunos selecionados com base em avaliações como o Saresp e a Prova Paulista.
Segundo a secretaria, 76% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental atingiram nível adequado de leitura em 2025. Em 2023, o índice era de 50%. A meta é alcançar 90% de alfabetização até os sete anos de idade.
Por fim, a estrutura de gestão escolar passa a ser proporcional ao número de alunos. Escolas com até 200 estudantes terão no mínimo um diretor, um coordenador pedagógico e um gerente de organização escolar. Todas as unidades contarão com, pelo menos, dois agentes de organização.
#educacaoemsp #redeestadual #saobernardo
