REFERÊNCIA EM VIDEOMONITORAMENTO, SÃO BERNARDO PLANEJA DOBRAR NÚMERO DE CÂMERAS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
REFERÊNCIA EM VIDEOMONITORAMENTO, SÃO BERNARDO PLANEJA DOBRAR NÚMERO DE CÂMERAS, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Com a ampliação, Centro Integrado passará a contar com 800 câmeras de vigilância espalhadas por toda a cidade

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou projeto para viabilizar a ampliação do CIM (Centro Integrado de Monitoramento), que auxilia a GCM (Guarda Civil Municipal) no combate à criminalidade. A Administração está em tratativas com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para garantir financiamento ao projeto, que prevê ampliação do número de câmeras de monitoramento e modernização do equipamento. Com a revitalização, o CIM dobrará o número de câmeras das atuais 400 para 800.

“O projeto já está aprovado pelo BNDES. Queremos iniciar essa modernização ainda neste ano. Será um reforço muito importante para a segurança da cidade. Teremos o dobro de câmeras que vão ajudar na elucidação de crimes, na prisão de criminosos e na resolução de incidentes de menor gravidade, como pichações e depredações”, ressaltou o prefeito.

Referência nacional em videomonitoramento, o Centro Integrado de Monitoramento é um equipamento municipal que concentra imagens de 400 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade e auxilia a GCM na identificação da atuação de criminosos em tempo real. Além disso, o centro viabiliza o trabalho integrado entre a GCM, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e o Departamento de Trânsito.

As câmeras são operadas diuturnamente e de forma ininterrupta, 24 horas por dia, por aproximadamente 40 GCMs, distribuídos em regime de plantão. Cada equipe também conta com a presença de policial militar, que compartilha as informações com o Copom, da Polícia Militar. O Centro Integrado de Monitoramento fica localizado na Rua Redenção, 100, no Jardim do Mar.

FLAGRANTE – Em setembro, a GCM flagrou e deteve dois sujeitos por roubo na passarela que dá acesso ao Paço, no Centro. A intervenção rápida da GCM, que prendeu a dupla, foi possível graças à identificação do crime em tempo real pelo CIM. Sete smartphones foram recuperados pela guarda, além de duas mochilas. Também através das câmeras de monitoramento, crimes cometidos costumeiramente à noite, como furtos de cabos elétricos públicos e privados, são identificados e permitem a prisão em flagrante de criminosos.

Tagged:

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content