REUNIÃO DO CONSEG EM SÃO CAETANO É MARCADA POR HOMENAGENS A POLICIAIS MORTOS EM SERVIÇO EM OPERAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

A reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de São Caetano do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (30/10), na sede da ACISCS (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul), foi marcada pela emoção e por homenagens aos quatro policiais mortos durante a Operação Contenção, realizada nesta semana no Rio de Janeiro para desarticular o tráfico de drogas nos complexos do Alemão e da Penha.
Secretário de Segurança de São Caetano, Lourival dos Santos Silva fez questão de valorizar o trabalho dos agentes da lei mortos em serviço e pediu um minuto de silêncio em memória de Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho e Rodrigo Velloso Cabral, da Polícia Civil do Rio, e Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca, ambos do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), da Polícia Militar.
Na sequência, o secretário exaltou a integração da atuação das forças policiais em São Caetano. “A segurança pública não se faz sozinho. Ela é construída com união, com amizade e com o comprometimento de cada força policial. Em São Caetano, temos uma relação de respeito e integração entre a GCM, a Polícia Militar e a Polícia Civil, o que se reflete diretamente nos excelentes resultados que temos alcançado”, afirmou, a uma plateia de representantes da Secretaria de Segurança, da GCM (Guarda Civil Municipal), da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de comerciantes e moradores da cidade.
Ele ressaltou o papel fundamental da participação da sociedade civil, especialmente por meio da integração das câmeras de condomínios e comércios ao sistema Smart Sanca, ampliando a rede de vigilância solidária e fortalecendo o conceito de cidade inteligente e colaborativa.
O presidente do Conseg, Rubens de Oliveira Pinto, também reforçou a importância do diálogo entre comunidade e poder público. Durante a reunião, foram apresentadas as ações do programa Vizinhança Solidária, voltadas à participação de comerciantes e moradores na prevenção de delitos, e também os baixos índices criminais que vêm sendo registrados em São Caetano, resultado direto do trabalho integrado das forças de segurança.
A integração tecnológica e o trabalho conjunto das forças policiais, aliados ao patrulhamento preventivo, à inteligência operacional e à presença constante nas ruas, garantem à cidade índices de criminalidade cada vez mais baixos. Recentemente, São Caetano do Sul registrou 30 dias sem nenhum roubo de veículo, marco inédito que reflete a eficiência do modelo de gestão da segurança pública local.
Participaram também da reunião o comandante-geral da GCM, inspetor Sérgio Ramos Vieira, o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Ronaldo Sales de Santana, e o delegado do 1º Distrito Policial, Dr. Cristiano Domingos Oliveira, representando o delegado titular da Polícia Civil de São Caetano, Dr. Marcelo Caio Ferrari.
A noite foi marcada por diálogo, emoção e, sobretudo, pelo reforço da mensagem de que a segurança de São Caetano é resultado da união entre as forças policiais, o poder público e a comunidade, que caminham juntos para manter a cidade entre as mais seguras e acolhedoras do Brasil.

