SANTO ANDRÉ EXPANDE MOEDA PET PARA AS 30 COMUNIDADES ATENDIDAS PELO MOEDA VERDE

SANTO ANDRÉ EXPANDE MOEDA PET PARA AS 30 COMUNIDADES ATENDIDAS PELO MOEDA VERDE

Moradores poderão trocar garrafas PET por ração para cães e gatos a cada 15 dias

Santo André, 4 de fevereiro de 2025 – Para ampliar o alcance do Moeda Pet e beneficiar os tutores de regiões carentes da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou nesta terça-feira (4) o processo de expansão do programa e realizará as trocas nas 30 comunidades atendidas pelo Moeda Verde. A primeira ação de fevereiro ocorreu na manhã desta terça, no Núcleo Sorocaba.

Antes, as trocas conjuntas ocorriam apenas em alguns locais e a ampliação traz uma série de benefícios como aumento da coleta de garrafas plásticas que são destinadas para a reciclagem, descentralização do Moeda Pet para regiões mais periféricas e oferta de ração de qualidade para cães e gatos destes bairros, incluindo os animais de rua e que são cuidados pelos moradores.

A senhora Lilian Mayumi Aruyama, que mora no Jardim Sorocaba há 40 anos, foi uma das participantes desta terça. “Achei uma novidade muito boa. Além de ajudar o meio ambiente, ajuda os cachorrinhos que estão na rua e gera empregos na reciclagem”, comenta. Lilian trocou dez quilos de garrafas plásticas por dez quilos de ração.

Um quilo de garrafa PET equivale, em média, a 20 garrafas de dois litros, 25 de um litro ou 36 de 600 milímetros. Para trocar esses materiais por ração é necessário que os resíduos estejam secos e limpos. Desde 2019, quando o Moeda Pet teve início, quase 1,3 milhão de garrafas PET foram destinadas à reciclagem, ampliando a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. 

“Juntamos duas políticas públicas de sucesso para beneficiar os andreenses que mais precisam. A partir de agora, todas as novas comunidades atendidas pelo Moeda Verde também contarão com o Moeda Pet”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos. 

No caso do programa Moeda Verde, a cada cinco quilos de resíduos recicláveis, o morador leva para casa um quilo de alimento hortifrúti, como legumes e frutas, além de uma hortaliça de brinde. 

A agenda completa está disponível em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde. Além das trocas conjuntas, o Moeda Pet também ocorre mensalmente, sempre no último sábado do mês, no Parque Central, em formato drive-thru.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.