SÃO BERNARDO ABRE SEMANA DO SERVIDOR COM NOVOS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Iniciativas da gestão Marcelo Lima incluem palestras, plataforma de aprendizagem e homenagens a funcionários com décadas de dedicação ao serviço público municipal

A Prefeitura de São Bernardo abriu, nesta segunda-feira (26/10), a Semana do Servidor, com medidas voltadas à formação profissional e ao reconhecimento dos funcionários públicos municipais. A programação segue até quinta-feira (29/10), em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, com palestras, atividades formativas e entrega de prêmios em homenagem a profissionais da administração.

Um dos destaques da abertura foi o anúncio do Sistema SOMA, plataforma que irá conectar os servidores à Escola de Governo e facilitar o acesso a cursos, palestras e capacitações. A ferramenta também vai permitir que os próprios funcionários se candidatem para compartilhar conhecimentos e experiências com os colegas. O acesso estará disponível durante a semana nos computadores conectados à rede municipal.

“Valorizar os servidores é reconhecer quem faz a cidade funcionar diariamente e atende diretamente a população. Com o Sistema SOMA, ampliamos as oportunidades de aprendizado e incentivamos a troca de conhecimento entre os profissionais. Queremos que cada servidor tenha espaço para se desenvolver e contribuir ainda mais com o serviço público”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

Outra novidade é o projeto Sua História, Nosso Orgulho, iniciativa da Escola de Governo que promoverá encontros mensais entre o prefeito e funcionários municipais aposentados, ou com longos períodos de atuação. A proposta é reconhecer trajetórias profissionais e aproximar a administração de quem dedica a carreira ao atendimento da população.

O significado deste reconhecimento ficou evidente na homenagem aos servidores que alcançaram o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria. Entre eles estava Carlos Gonçalves, motorista da Prefeitura há 39 anos, que destacou o orgulho de pertencer ao funcionalismo municipal. “Tenho muito orgulho de ser servidor público. São 39 anos de trabalho e dedicação, e receber esse reconhecimento é muito importante. O projeto Sua História, Nosso Orgulho valoriza a nossa trajetória e mostra que o trabalho de cada servidor tem significado”, afirmou Carlos.

RECONHECIMENTO

A secretária municipal de Gestão de Pessoas, Renata Valdrighi, frisou que a programação integra ações de formação, reconhecimento e valorização dos profissionais da administração. Criada neste ano, a Escola de Governo é a primeira estrutura permanente do município dedicada à formação continuada dos servidores. 

Além dessa formação, o município criou programas de desenvolvimento voltado ao servidor, como o Educa + Saúde, que já ofertou mais de 160 novas bolsas na área de saúde voltada a profissionais que atuam em São Bernardo. Na área de educação foi criado o Conecta Professor, intercâmbio que levou dez educadores à cidade do Porto, em Portugal. 

Na área de carreira e remuneração, a gestão retomou, em 2025, os pagamentos de progressões e promoções que estavam congelados desde 2022, contemplando quase 5 mil profissionais de diferentes setores. Também foram implementadas mudanças nas carreiras da GCM (Guarda Civil Municipal) e dos motoristas, além da adoção da senioridade para servidores celetistas e da readequação salarial de funções como serviços gerais, copa e telefonia.

Outras medidas incluem a falta abonada no mês de aniversário, o retorno da folga para quem trabalha em escala 12×36, a redução da jornada para pessoas com deficiência e a manutenção de uma mesa permanente de negociação com os representantes dos servidores.

Na área habitacional, o programa Aqui é Meu Lar – Servidores Públicos destinou 23 apartamentos classificados como Habitação de Interesse Social, em empreendimento na Paulicéia, a funcionários municipais com renda familiar de até cinco salários mínimos. Todas as iniciativas foram criadas para criar novas condições e benefícios para os servidores públicos de São Bernardo. 

As atividades da Semana do Servidor abordam temas como inteligência artificial, segurança digital, neurodiversidade, ergonomia, saúde integral, saúde mental, aposentadoria e desenvolvimento profissional. A programação combina oportunidades de aprendizado com iniciativas que reconhecem a contribuição dos funcionários municipais e reforçam a importância de oferecer condições para que continuem crescendo profissionalmente.

Confira a programação completa: 

* 26/10 – Teatro Cacilda Becker: 9h, O Futuro do Trabalho: IA sem perder o que nos torna humano; 14h, Crimes Digitais

* 27/10 – Plenarinho da Câmara: 10h, Neurodiversidade no ambiente de trabalho; 14h, Ergonomia e saúde no trabalho.

* 28/10 – Auditório da Escola de Governo: 9h; 14h, Cuidando de quem cuida

* 29/10 – Auditório da Escola de Governo: 9h, Regras de Aposentadoria; 14h, Desenvolvimento Profissional e Felicidade 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.