SÃO BERNARDO ADERE AO SISTEMA NACIONAL DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-E)

Integração fortalece combate à sonegação, amplia controle tributário e moderniza gestão fiscal do município; assinatura foi formalizada no início de setembro
A Prefeitura de São Bernardo formalizou a adesão ao Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O termo foi assinado pela prefeita Jessica Cormick no último dia 5 de setembro. A iniciativa representa um avanço importante no processo de modernização administrativa e tributária da cidade, garantindo maior integração às práticas fiscais adotadas em nível nacional.
O município dará início à etapa de adequação da interface de Programação de Aplicações (API), que permitirá a integração com o ambiente de dados nacional da NFS-e, assegurando compartilhamento de informações fiscais em todo o território brasileiro. Não haverá alteração imediata na rotina de emissão da NFS-e para os contribuintes locais, que continuarão utilizando o sistema próprio já consolidado em São Bernardo: nfse.isssbc.com.br.
Para a prefeita Jessica Cormick, a adesão de São Bernardo ao sistema nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica “consolida o compromisso de modernizar a gestão pública e tornar a cidade referência em boas práticas administrativas”. Cabe frisar que o avanço possibilita mais transparência, eficiência e segurança para o município e para os contribuintes, ao mesmo tempo que fortalece o combate à sonegação, uma vez que se integra a um sistema que detém informações de diversas cidades de todo o País.
GANHOS – Entre os principais ganhos da adesão estão o aperfeiçoamento do controle tributário, com fortalecimento da fiscalização municipal e medidas mais eficazes de combate à sonegação e evasão de impostos; o acesso nacional às informações fiscais, permitindo que São Bernardo consulte notas fiscais emitidas em todo o Brasil; e a melhoria da competitividade empresarial, já que a padronização nacional contribui para a redução da burocracia e do chamado “custo-Brasil”.
A secretária da Fazenda de São Bernardo, Tatiana Rebucci, valorizou que a gestão tem se empenhado em gerar mais eficiência e controle fiscal. “Esse é um marco para a administração tributária de São Bernardo. A integração com o Ambiente Nacional da NFS-e permitirá maior controle e agilidade no processamento das informações fiscais, ampliando a eficiência de nossos serviços e atuando no combate à sonegação fiscal. É um passo fundamental para uma gestão mais moderna, segura e integrada às diretrizes da reforma tributária”, concluiu.