SÃO BERNARDO CRIA SELO PARA INCENTIVAR INCLUSÃO DE AUTISTAS NO MERCADO DE TRABALHO

A cidade de São Bernardo irá instituir um selo voltado a estimular a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno de Espectro Autista) no mercado de trabalho. É o Selo Empresa Amiga do Autista, projeto de Lei do governo do prefeito Marcelo Lima, aprovado por unanimidade pela Câmara nesta quarta-feira (2/4), data em que se celebra o Dia Mundial do Autismo.
A proposta da gestão incentiva empresas a adotarem política interna de oferta de emprego voltada a esse público específico. Com o aval legislativo, o texto será sancionado pelo chefe do Executivo municipal e publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4/4), tornando-se lei a partir de então.
“Projeto de extremo significado destinado a pessoas com TEA, que envolve inclusão, humanização e sensibilidade. Inclusão não pode ficar nas palavras, é preciso ação efetiva para transformar a sociedade e nada melhor do que emprego para dar dignidade e respeito, por menos preconceito, possibilitando condições de obtenção de renda a esse público e novas oportunidades no mercado de trabalho. Essa proposta simboliza a importância que daremos à causa”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.
O objetivo do Executivo com a medida passa por homenagear os estabelecimentos empresariais que promovam a inclusão no seu quadro de funcionários. A premiação será concedida pela própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, pasta instituída na reforma administrativa.
Entre as iniciativas consideradas para o Selo Empresa Amiga do Autista estão a reserva de vagas para contratação de colaboradores, capacitação para o exercício de funções de maior remuneração e a promoção ou patrocínio a eventos culturais dirigidos ao segmento.