Município respondeu por 99,66% do saldo positivo de empregos da região em outubro; geração de oportunidades deve ser impulsionada com novo Feirão de Natal

Focada na geração de oportunidades e promoção social da população, São Bernardo fechou o mês de outubro com 99,66% do saldo total de vagas de emprego formal entre as cidades do Grande ABC. Enquanto a região somou 1.162 vagas no acumulado do mês, São Bernardo respondeu sozinho por 1.158 — número que reafirma a capacidade do município em manter ritmo constante de contratações mesmo em cenários econômicos desafiadores.

‘Oportunidade’ tem sido a palavra ao longo do ano. O município apresenta expressivos números na política de geração de empregos e fortalecimento econômico. Ao longo de 2025 já foram oferecidas 26.888 vagas de trabalho — sendo 5.452 intermediadas pela CTR (Central de Trabalho e Renda) e 21.436 disponibilizadas nos grandes feirões temáticos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude (SDTEJ). O volume consolidado reforça o papel da cidade como referência regional em empregabilidade. Ainda que nem todas as vagas tenham sido preenchidas, essa política tem impulsionado ainda mais os dados expressivos de geração de emprego e renda. 

POLÍTICA CONSOLIDADA – Para o prefeito Marcelo Lima, os indicadores comprovam o impacto direto das ações que aproximam empresas, trabalhadores e programas de qualificação. “São Bernardo consolidou uma política séria e contínua de geração de empregos. Os nossos feirões, a atuação diária da CTR e os investimentos em desenvolvimento econômico mostram que a cidade está preparada para criar oportunidades e acolher quem busca o primeiro emprego ou a recolocação. Quando olhamos para outubro e vemos que quase 100% do saldo positivo do Grande ABC veio de São Bernardo, percebemos que estamos no caminho certo: o caminho do trabalho, da inclusão e da oportunidade para todas as famílias”, afirmou.

NOVO FEIRÃO – Seguindo essa linha, a cidade realiza nesta sexta-feira (12/12), das 8h às 15h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, o Feirão de Empregos de Natal, que disponibilizará mais de 7.500 vagas em 598 funções, reunindo 52 empresas contratando de forma imediata. A ação, uma das maiores do Estado, reforça o compromisso da gestão em ampliar oportunidades no período de fim de ano e elevar ainda mais a marca de contratações de 2025.

Comércio, serviços, logística, indústria, atendimento ao público e área administrativa estão entre os setores contemplados, com salários que variam de R$1,5 mil a R$7 mil. No local, haverá impressão gratuita de currículos, orientações e apoio das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, reforçou que os feirões têm sido fundamentais para ampliar o acesso do trabalhador às empresas contratantes e concentrar um grande volume de vagas em um único espaço. “Em 2025, nossos feirões responderam por mais de 21 mil vagas abertas, o que representa uma parcela significativa de tudo o que oferecemos ao longo do ano. Eles se consolidaram como instrumentos eficientes, rápidos e democráticos de contratação. A CTR faz um trabalho técnico diário, mas os feirões potencializam esse alcance e ajudam milhares de pessoas a voltarem ao mercado de trabalho”, destacou.

A Prefeitura reforça que os interessados devem comparecer com currículo impresso e documento com foto, mas vale lembrar que teremos impressão no local. Pessoas com deficiência (PCDs) precisam apresentar laudo médico atualizado.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.