SÃO BERNARDO ENCAMPA PROGRAMAÇÃO DE INCLUSÃO NO ESPORTE
SÃO BERNARDO ENCAMPA PROGRAMAÇÃO DE INCLUSÃO NO ESPORTE clique aqui e ouça a matéria


Copa de Basquete e Festival Paralímpico integram ações em homenagem ao dia nacional da luta das pessoas com deficiência


A cidade de São Bernardo será palco de programação dedicada à inclusão no esporte. Como primeira iniciativa do quadro, o município recebe a Copa Animã de Basquete, torneio que, além de incentivo à prática da modalidade, tem como objetivo utilizar a atividade esportiva como meio facilitador no caminho da inclusão social. A competição, ocorre nesta sexta-feira (16) e sábado (17), das 10h às 16h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Anchieta).

Aberta à população, a Copa Animã é voltada a todas as faixas etárias, embora o evento registra principal adesão de participantes dos públicos infantil e de jovens. No período, serão diversas atividades direcionadas às crianças no Poliesportivo, envolvendo desde jogos a brincadeiras da modalidade de basquete e até palestra de dentista.

Dentro do cronograma, São Bernardo sediará também o Festival Paralímpico, marcado para o dia 24 de setembro (sábado), das 8h às 12h, no Centro de Excelência de Handebol (Rua Tiradentes, 1.845, Santa Terezinha). Na lista de contempladas, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) escolheu 76 cidades, sendo 17 delas capitais. O evento tem a finalidade de proporcionar a crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com deficiência ou sem deficiência (até 20%), a experiência de participar de modalidades paraolímpicas.

Os eventos acontecem em setembro justamente por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Somente em 2021, por outro lado, que o festival foi adiado devido ao cenário de crise no período e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

“São mais que torneios, são lições de amor à prática esportiva e inclusão social. Serão grandes oportunidades de estímulo ao esporte e ainda de aprendizado, inclusive, para entendermos e respeitarmos as limitações de crianças e jovens da inclusão”, pontuou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon. “São Bernardo já é considerada a Cidade dos Esportes. Diante de inúmeras ações afirmativas no município, pode também ser inserida como a Cidade da Inclusão”, emendou.

Tagged: , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content