SÃO BERNARDO EXPANDE COLETA SELETIVA AOS CONDOMÍNIOS

SÃO BERNARDO EXPANDE COLETA SELETIVA AOS CONDOMÍNIOS

São Bernardo lançou uma nova etapa da campanha de coleta seletiva, expandindo-a para condomínios residenciais. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 17 de maio, no Dia Mundial da Reciclagem, como parte do plano de educação ambiental da cidade. A iniciativa busca conscientizar um terço da população, que mora em apartamentos, sobre a importância da destinação correta dos resíduos.

Segundo o Censo Demográfico do IBGE, mais de 243 mil moradores de São Bernardo vivem em apartamentos, totalizando quase 100 mil imóveis em condomínios. A nova fase da campanha inclui a criação de materiais específicos para ajudar os moradores a separar, acondicionar e encaminhar o lixo reciclável de forma adequada.

O evento de lançamento ocorreu na cooperativa Cooperluz, no bairro Cooperativa, com a presença do secretário adjunto de Meio Ambiente e Proteção Animal, Giba Marson, e do titular da Secretaria de Serviços Urbanos, Marcos Cayres. Representantes de cooperativas e da empresa SBA Ambiental, responsável pela coleta na cidade, também participaram.

“A campanha é fundamental para a educação ambiental, sensibilizando a população sobre a separação correta dos resíduos. Isso melhora a qualidade do serviço, aumenta os índices de reciclagem e valoriza o meio ambiente, além de gerar emprego e renda para os trabalhadores das cooperativas”, afirmou Marson.

Desde março do ano passado, a campanha de coleta seletiva já percorreu mais de 200 mil residências, resultando em um aumento de 13,71% na quantidade de materiais recicláveis coletados. Além disso, 39 pontos de descarte irregular de resíduos foram revitalizados.

Marcos Cayres destacou que a ação é um esforço coletivo para conscientizar e informar os moradores, aumentando a participação no serviço e a adesão à coleta seletiva. Atualmente, São Bernardo coleta cerca de 1.000 toneladas de material reciclável por mês.

Para estimular a participação dos condomínios, a campanha lançou o site https://sbclimpeza.com.br/, onde os moradores podem acessar materiais informativos e solicitar a presença de uma equipe de educação ambiental.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo