SÃO BERNARDO INICIA CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 E POLIOMIELITE

SÃO BERNARDO INICIA CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 E POLIOMIELITE

A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira (27/05) duas importantes campanhas de imunização: contra a Covid-19 e a Poliomielite. Ambas têm vacinação em livre demanda nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os públicos alvos específicos de cada uma delas.

A partir deste ano, a dose contra a Covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação e passou por mudanças nos perfis aos quais é destinada, com priorização para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos, como idosos com 60 anos ou mais, imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes e puérperas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas vivendo dentro e fora de terra indígena, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (maiores de 18 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, e pessoas em situação de rua e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

O intervalo de aplicação de cada dose para cada grupo prioritário também deve ser respeitado, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI). Outra novidade é que o novo lote, da farmacêutica americana Moderna, já está sendo produzido para a variante XBB da Ômicron.

Já a vacinação contra a Poliomielite é recomendada para todas as crianças de 2 meses a menores de 5 anos. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a eliminação da doença no território nacional. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, até o dia 14 de junho.

ONDE VACINAR

A vacinação está disponível nas 34 UBSs em livre demanda.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo