SÃO BERNARDO INICIA MUTIRÃO DE ODONTOPEDIATRIA NESTA SEGUNDA-FEIRA

SÃO BERNARDO INICIA MUTIRÃO DE ODONTOPEDIATRIA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Cerca de 150 crianças de 2 a 12 anos, que já passaram pela triagem, farão tratamento odontológico completo até o próximo dia 14

A Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta segunda-feira (4/4), um mutirão de odontopediatria, que se estende até o próximo dia 14, para tratamento odontológico completo de 150 crianças de 2 a 12 anos, que foram selecionadas anteriormente por meio de triagem pelos profissionais de Saúde Bucal da rede municipal. A ação ocorre em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem a especialidade (Alvarenga, União, Baeta Neves, Jardim Farina, Vila Marchi, Riacho Grande, Jardim Ipê) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Nova Petrópolis, das 8h às 17h.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a iniciativa complementa outras atividades da divisão de Saúde Bucal, que trabalha na prevenção de doenças que possam ser causadas pela falta de cuidados com a higiene da boca. “As pessoas muitas vezes esquecem a importância da escovação correta dos dentes e do tratamento adequado das cáries. Isso deve começar desde o nascimento do bebê. Fazendo a profilaxia correta, estamos evitando inflamações que podem atingir o corpo todo, por exemplo, entre outras doenças e complicações de Saúde”, detalhou.

PROOMI – Na última semana, a Prefeitura de São Bernardo implantou também o novo Programa de Orientação Odontológica Multriprofissional Materno-Infantil (Proomi), do departamento de Atenção Básica, responsável pelo acompanhamento de todas as gestantes que utilizam a rede de saúde municipal, desde a primeira consulta de pré-natal até os 6 anos completos de seus filhos.

Dentre os serviços ofertados no programa estão o Plantão Amamentação, em que a mãe conta com um espaço e um profissional de referência na UBS, voltado para esclarecimento de dúvidas acerca do aleitamento materno, escuta qualificada e acolhimento de demandas, e a Equipe de Boas-Vindas, que faz o agendamento da primeira consulta do recém-nascido em até 7 dias de vida no Hospital Municipal Universitário (HMU). Além disso, há grupos de trocas de saberes entre as gestantes-gestantes e gestantes-profissionais, com acompanhamento da equipe multiprofissional.

Tagged: ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.