SÃO BERNARDO INTENSIFICA AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL COM FOCO NA SAÚDE MASCULINA
Durante o mês de novembro, a Prefeitura de São Bernardo do Campo promove uma série de ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Como parte da Campanha Novembro Azul, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão reforçando a importância de consultas e exames de rotina, além de incentivarem práticas saudáveis e a atualização da caderneta de vacinação.
Para ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde, o município realizará um Dia D no sábado, 23 de novembro, quando todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h. Neste dia, serão oferecidos diversos serviços, como testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações sobre saúde masculina, vacinação contra HPV para jovens de 9 a 14 anos, atualização de imunizações, e rastreamento para câncer de boca.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o Novembro Azul é uma oportunidade de conscientizar o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde. “A prevenção é a melhor maneira de evitar complicações futuras. Além do câncer de próstata, aproveitamos o mês para destacar doenças que também afetam a saúde do homem, como diabetes, hipertensão e obesidade”, explica.
Atividades Educativas e Conscientização
Durante o mês, as unidades de saúde realizarão palestras, rodas de conversa e atividades educativas. A Policlínica Alvarenga, por exemplo, fará triagens e orientações aos pacientes, além de aulas informativas sobre a campanha. Em unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), como o CAPS III Alvarenga e CAPS III Rudge Ramos, serão realizadas rodas de conversa e palestras sobre prevenção do câncer de próstata. O CAPS III Selecta promoverá uma gincana temática no dia 21 de novembro e uma palestra sobre saúde masculina no dia 22.
Iluminação Azul na Cidade
Para marcar o mês de conscientização, a Prefeitura iluminará diversos pontos da cidade, como os viadutos Tereza Delta e Pastor Roberto Montanheiro e o Paço Municipal, na cor azul. A iluminação reforça o compromisso com a campanha e segue diretrizes do Ministério da Saúde.
Prevenção ao Câncer de Próstata
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, com cerca de 72 mil novos casos e 16 mil mortes anuais. Os exames para diagnóstico precoce incluem o PSA e o toque retal, e recomenda-se uma alimentação equilibrada, atividades físicas regulares, controle do peso, e evitar o tabagismo como formas de prevenção.