SÃO BERNARDO LANÇA PROGRAMA INÉDITO VOLTADO À FORMAÇÃO EMPREENDEDORA EM PARCERIA COM O SEBRAE-SP
A Prefeitura de São Bernardo, sob a gestão do prefeito Orlando Morando, lançou nesta quarta-feira (10/7) o programa “São Bernardo do Campo Cidade Empreendedora”. Esta iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae-SP, visa fomentar o empreendedorismo local através da metodologia Empretec, beneficiando 210 pessoas com seminários focados no desenvolvimento comportamental.
Os interessados em participar podem se inscrever pelo link https://forms.gle/ocUn7n2g4Lu9Ucn7A. Os selecionados serão divididos em sete turmas, com formações entre julho e setembro. O público-alvo são moradores de São Bernardo, maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo, que possuem ou pretendem abrir um negócio. O programa demanda um investimento de R$ 300 mil da Administração Municipal.
Segundo Fernando Longo, secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, essa parceria com o Sebrae-SP tem sido muito produtiva. “Nos últimos sete anos, quase 400 mil atendimentos foram realizados em atividades de orientação empresarial e inovação”, afirma.
Vinicius Agostinho da Nóbrega, gerente regional do Sebrae-SP, destaca que quase 3.000 treinamentos já foram realizados através de convênios com a Prefeitura. “Pesquisa do Sebrae mostra que as empresas atendidas em 2023 aumentaram em média 12,8% no faturamento e 23% na produtividade. O Empretec potencializará ainda mais esses resultados”, comenta.
SOBRE O EMPRETEC –O Empretec é um seminário intensivo criado pela ONU e promovido em 40 países. O programa propõe uma imersão de seis dias (60 horas) para trabalhar comportamentos empreendedores como busca de oportunidade, persistência, riscos calculados, qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento, persuasão, rede de contatos, independência e autoconfiança.
SALA DO EMPREENDEDOR – Localizada na Praça Samuel Sabatini, nº 50, Centro, é o canal da Prefeitura voltado ao atendimento ao empreendedor. Desde 2017, o projeto já ofereceu mais de 500 cursos, com 14 mil vagas, além de 140 mutirões e 80 mil atendimentos diretos.