SÃO BERNARDO REALIZA MAIS DE 3.600 EXAMES NO DIA D DO OUTUBRO ROSA, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
SÃO BERNARDO REALIZA MAIS DE 3.600 EXAMES NO DIA D DO OUTUBRO ROSA, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Unidades Básicas de Saúde e Carreta da Mamografia reforçaram atendimentos da saúde da mulher ao longo deste sábado (22/10)

O Outubro Rosa em São Bernardo destacou neste sábado (22/10) mais uma edição do Dia D, que oferta serviços por livre demanda voltados à saúde da mulher. A ação da Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, atingiu 3.658 exames realizados, entre mamografias, Papanicolau, encaminhamentos, atualizações da carteira de vacinação e orientações diversas ao público feminino.

“Ações especiais como o Dia D do Outubro Rosa são importantes para avançarmos no quesito da prevenção, tanto para o câncer de mama e de útero quanto para outras doenças que podem se agravar quando as mulheres não realizam, por fatores diversos, os exames e consultas anuais. Por isso, implementamos num sábado essa mobilização”, destaca Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde de São Bernardo.

BALANÇO – As 33 UBSs da cidade atenderam as mulheres das 8h às 17h, atingindo 2.498 coletas de exame de Papanicolau – a maior parte junto à faixa entre 25 e 64 anos de idade. Sob demanda livre, a Unidade Móvel da Mamografia funcionou na Praça da Matriz, no Centro, realizando 80 mamografias. Nas UBSs, o exame somou 1.160 procedimento realizados, com predominância da faixa dos 50 aos 69 anos. Também foram aplicadas 401 doses da vacina contra a Covid-19 e outras 416 contra outras doenças.

O balanço apontou para um volume 34% maior ao exame Papanicolau e de 54% às mamografias, em relação à edição do ano passado, quando foram realizadas 1.871 coletas e 749 desse procedimento nas mamas, respectivamente.

DINÂMICA – Outras ações integraram ainda o Dia D, como palestras orientativas. Algumas UBSs ofertaram também serviços de quick massage, aplicação de máscaras de argila, corte e doação de cabelos e lenços, atendimentos odontológicos, mutirão de implantação de DIU, entre outros.

O Outubro Rosa marca as ações de conscientização à importância da prevenção e do combate ao câncer de mama e de colo de útero. Ao longo do período, destaca atividades diversas à saúde feminina. Para acompanhar essa programação, consulte a UBS mais próxima da residência ou os canais oficiais da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.brwww.facebook.com/prefsbcwww.instagram.com/pref_sbc.

Tagged:

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content