SÃO BERNARDO RECEBE 2º FESTIVAL DE CINEMA NOS HISTÓRICOS ESTÚDIOS VERA CRUZ

SÃO BERNARDO RECEBE 2º FESTIVAL DE CINEMA NOS HISTÓRICOS ESTÚDIOS VERA CRUZ

Os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo, ícone histórico da sétima arte nacional, receberão, a partir deste domingo (24), o 2º Festival de Cinema da cidade. O evento gratuito exibirá, ao longo de sete dias, 75 produções cinematográficas, incluindo longas-metragens de ficção, documentários, animações e curtas. A mostra ocorrerá até 30 de novembro e contará com uma programação diversificada e homenagem ao antigo estúdio cinematográfico Vera Cruz.

O festival terá início às 12h do domingo, com uma exposição de itens históricos da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Às 13h, será exibido o curta de animação “Perlimps” (2023), de Alê Abreu, seguido pela cerimônia oficial de abertura às 15h. Durante a cerimônia, serão homenageados a atriz e diretora Elizabeth Hartmann, a atriz e escritora Eliane Lage, e o diretor de arte são-bernardense Pierino Massenzi (1925-2009).

O evento é organizado pela Cia. Cinematográfica Terra Bernardo, com apoio da Prefeitura de São Bernardo e da Secretaria de Cultura e Juventude. Para a secretária da pasta, Greici Picolo Morselli, o festival marca um momento de celebração para o patrimônio cultural da cidade: “Nada mais justo do que trazer o Festival de Cinema para um espaço tão simbólico da história do audiovisual brasileiro.”

PROGRAMAÇÃO E INGRESSOS

A programação completa pode ser acessada no site oficial do festival: https://terrabernardo.com.br/festival/programacao-2024. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. É necessário reservar os ingressos no mesmo site.

LEGADO DOS ESTÚDIOS

Inaugurados em 4 de novembro de 1949 pelos produtores Franco Zampari e Francisco Matarazzo Sobrinho, os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo marcaram a história do cinema nacional, com 22 produções realizadas, incluindo clássicos como “O Cangaceiro” (1953), premiado em Cannes, “Tico-Tico no Fubá” (1952), e “Sinhá-Moça” (1953). Retomado pela Prefeitura em 2017, o espaço tem se consolidado como um polo cultural e de eventos audiovisuais.

Com capacidade para abrigar eventos e produções diversas, os estúdios completaram 75 anos de existência neste mês de novembro, reforçando sua importância para o setor audiovisual e o patrimônio cultural de São Bernardo do Campo.

#Cinema #Cultura #SãoBernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.