Recurso para custeio na saúde havia sido anunciado pelo governador do Estado de São Paulo, durante evento institucional no Hospital Mário Covas, no final de agosto

A Prefeitura de São Bernardo recebeu repasse no valor de R$ 50 milhões do Estado para investimentos na Atenção Básica, conforme publicação formalizada no dia 16 de setembro do Diário Oficial do Estado. O recurso havia sido anunciado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante evento no Hospital Mário Covas, no final de agosto. Na ocasião, foi assinado o repasse de R$ 150 milhões para as cidades do Grande ABC, cabendo à São Bernardo, o município mais populoso, a maior parte do montante.

O recurso será aplicado nas ações de prevenção e promoção de saúde, realizadas pelas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, dentro das linhas de cuidados para mulheres, gestantes, crianças e adolescentes e idosos. “A Atenção Básica é o cérebro da saúde pública, uma vez que quando as coisas funcionam bem nas UBSs, todos os outros serviços não são sobrecarregados”, explicou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn. 

O secretário ressaltou que esse recurso é fundamental para manter a regularidade do funcionamento dos serviços de saúde do município e contribuirá no alcance de metas assistenciais. “O cuidado dos pacientes diabéticos, hipertensos, os grupos de práticas corporais, as consultas com os médicos de saúde da família, as consultas de enfermagem, todo esse conjunto de ações são focadas na promoção de saúde e na prevenção, com capacidade de solucionar até 75% das queixas dos moradores”, completou o secretário.

ESTRUTURA – Com uma estrutura robusta, a rede municipal de saúde de São Bernardo conta com 35 UBSs. Deste total, 20 funcionam em horário estendido, das 7h às 22h, facilitando a vida dos moradores. Em julho, 10 unidades ganharam novos aparelhos de ecocardiogramas, reduzindo de 15 dias para 20 minutos o tempo de espera para emissão do laudo do exame. As unidades também estão recebendo novas e modernas cadeiras odontológicas, modernizando o parque tecnológico da rede, qualificando o trabalho e o atendimento na saúde bucal.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.