SÃO BERNARDO RECEBE SETE NOVAS AMBULÂNCIAS PARA O SAMU

Veículos vão renovar a frota municipal, que conta com 14 unidades, sendo 12 básicas e duas avançadas, equivalentes a UTI; presidente anunciou estudo para Instituto Federal na cidade
A Prefeitura de São Bernardo recebeu oficialmente, nesta segunda-feira (9/2), em agenda do Governo Federal, sete novas ambulâncias para renovar a frota municipal do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os novos veículos fazem parte de investimento do Ministério da Saúde, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2. O chefe do Executivo de São Bernardo, Marcelo Lima, compareceu ao evento de entrega dos veículos, na cidade de Mauá, acompanhado de outros prefeitos e de deputados da região.
A frota de ambulâncias do Samu de São Bernardo é composta por 14 veículos, sendo 12 do modelo de atendimento básico e duas ambulâncias do tipo avançadas – equivalentes a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Os novos veículos renovam a frota e passam as antigas para a reserva técnica da cidade. A frota conta ainda com cinco motos, totalizando 19 equipamentos.
O evento reuniu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, parlamentares e gestores municipais. Além do chefe do Executivo de São Bernardo, o palco registrou as presenças também do prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, de Mauá, Marcelo Oliveira, de Ribeirão Pires, Guto Volpi, de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, do secretário de Saúde de Diadema, Dr. Antônio Carlos Nascimento, e do secretário adjunto de Saúde de São Caetano, Danilo Sigolo,
Durante o ato em Mauá, Lula anunciou também que, atendendo a um pedido do prefeito Marcelo Lima, solicitou ao Ministério da Educação a criação de uma unidade do Instituto Federal no município. “Tenho obsessão pela educação da população, pelo fato de que não tive estudo. Todo filho de trabalhador que queira estudar, nós temos que garantir esse direito, para que eles possam competir nos vestibulares com as mesmas condições de qualquer outra pessoa”, destacou. Lula frisou que o Governo Federal não tem feito distinção entre os partidos dos prefeitos, destinando recursos e equipamentos para todas as cidades, de acordo com as suas necessidades.

ANÚNCIOS – O prefeito Marcelo Lima, que foi pessoalmente receber as chaves das sete novas ambulâncias e ouvir do presidente o aceno positivo sobre o Instituto Federal, celebrou a relação republicana estabelecida com o Governo Federal em favor da cidade. “Hoje é um dia muito importante para São Bernardo, de avanços para a saúde e também para a educação. Sete novas ambulâncias que vão renovar a nossa frota, qualificar o nosso atendimento de urgência e emergência e fazer com que o Samu chegue onde as pessoas precisam”, afirmou.
“Pedi um Instituto Federal para São Bernardo, e o presidente já autorizou os estudos, vamos apresentar o imóvel onde funcionava a Faculdade Metodista e fazer daquele lugar, novamente, um polo de Educação Superior, desta vez gratuita, porque, em São Bernardo, a gente quer que o jovem, adulto, criança, todos possam sonhar e realizar os seus sonhos. A gente está trabalhando todos os dias por São Bernardo, sem olhar partido, nosso partido é a população”, completou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, também marcou presença no evento de entrega das ambulâncias e destacou a importância do investimento para a rede de urgência e emergência da cidade. “No ano passado, o Governo Federal já havia enviado duas ambulâncias para São Bernardo. Com essas novas unidades, a gente tem quase 50% da nossa frota de ambulâncias do Samu renovada, o que melhora o serviço que prestamos, reduz o tempo de resposta e o resultado são mais vidas salvas”, concluiu.
