SÃO BERNARDO TEM 15 CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS CONFIRMADOS
São Bernardo do Campo é o segundo município de São Paulo com mais casos da varíola dos macacos, atrás apenas da capital paulista. São 15 episódios da doença registrados na cidade.
Até a manhã desta quarta-feira, o estado de SP identificou 741 casos da doença. Ao todo, 42 cidades tiveram pelo menos um caso da varíola.
No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência sanitária global da varíola dos macacos. São mais de 16 mil casos da doença confirmados em 75 países.
Diferente da Covid-19, a varíola dos macacos não é transmitida com tanta facilidade, sendo necessário contato mais próximo com o indivíduo infectado, ou com algum objeto contaminado pelos fluídos de uma pessoa infectada.
Os principais sintomas são febre, fadiga, dores de cabeça e musculares. Em seguida, surgem as feridas na pele pela face e se espalham pelo resto do corpo, causando coceira e aumento dos gânglios.
Nossa página entrou em contato com a prefeitura e em nota, a municipalidade informou que os casos estão sendo monitorados: “A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, informa que, até o momento, são 15 casos confirmados. Todos são do sexo masculino, com idade entre 21 e 53 anos. Os pacientes não têm histórico de viagem ao exterior, estão sendo monitorados e apresentam bom estado de saúde. A vigilância sanitária do município trabalha para conscientizar a população, por meio de cartazes e folhetos com orientações sobre a doença.” destacou o comunicado.
Foto: divulgação www.gov.uk